Continental produz chave remota para carros

A Continental, fabricante alemã de componentes automotivos, lança no mercado nacional o sistema PASE, sigla de Passive Start and Entry (Acesso e Partida Passivos) que elimina a necessidade de colocar a chave na maçaneta ou na ignição do veículo para travar, destravar ou dar a partida no motor. A tecnologia desenvolvida pela Continental chega à indústria automobilística nacional e começou a ser mais difundida no País nos últimos meses.

De acordo com a empresa, a praticidade e a sofisticação que oferece são os grandes diferenciais do produto que funciona por meio de rádio frequência. Desde que o motorista esteja portando a “chave” no bolso da calça, em uma mala, pendurada à cintura, ou perdida no fundo de uma bolsa, por exemplo, basta tocar com a mão na maçaneta que o veículo é destravado automaticamente. Outra facilidade do sistema é permitir a partida do motor e o destravamento do volante apenas pressionando um botão de ignição. Isso porque um computador atua em conjunto com até seis antenas, liberando o destravamento das portas ou o acionamento da ignição por meio de apenas um botão.

Vantagens

A Continental informa que, em veículos com tecnologias mais avançadas, o sistema ainda reconhece automaticamente e reajusta o posicionamento do assento e espelhos externos com as pré-configurações do condutor e ativa a iluminação do interior. Tudo, enquanto a chave continua armazenada em um dos bolsos do motorista ou mesmo no fundo de uma bolsa ou mochila. Ao deixar o veículo, o PASE realiza o bloqueio do carro e o travamento automático das portas assim que o condutor se afasta 1,5 metro.

A fabricante destaca que a “chave” do veículo consiste, na realidade, de um controle remoto, equipado internamente com um transmissor que emite sinais para sensores instalados nos vidros laterais do veículo. Automóveis equipados com o PASE não possuem orifício para introdução de chaves, o que oferece um design mais inovador, tanto externa como internamente.

Embora a principal funcionalidade seja o conforto, o PASE ainda funciona como uma ferramenta eficaz de segurança contra roubo, pois o veículo não pode ser iniciado ou o bloqueio do volante liberado na ausência do controle remoto (“chave”). O sistema também só trava as portas quando a chave está fora do carro, impedindo que o dispositivo fique trancado acidentalmente no interior do veículo.

Adaptação

Para atingir uma redução de custos do sistema, em comparação com soluções de mercado atuais, e poder ser incluído em veículos intermediários, além de acelerar a futura chegada desta tecnologia à modelos de entrada, a Continental otimizou o número de antenas e a necessidade de sensores de proximidade.

“Por meio de um projeto exclusivo, que deu origem a um produto formatado para atender a necessidades específicas da montadora, a Continental reforça o seu pioneirismo tecnológico, responsável por tornar cada vez mais acessíveis soluções, até então, destinadas somente a modelos com ampla oferta de luxo e tecnologia”, avalia Paulo Alves, diretor da Unidade de Negócios Body & Security da Continental.

A Continental afirma que já iniciou conversa com as principais montadoras no Brasil para o desenvolvimento de novos projetos que envolvam esta tecnologia embarcada.

Divulgação Continental
Divulgação Continental