Cooperação internacional é destaque de seminário

Nesta quarta-feira (22), especialistas dos setores público e privado se reúnem em Brasília para debater, pela primeira vez, a atuação e suas experiências em cooperação internacional no seminário "Diálogo público-privado sobre a cooperação técnica brasileira".

O seminário é promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio da entidade alemã Centro de Formação da Baviera (BFZ). 

Os participantes terão a oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas, desenvolvidas pelo governo e iniciativa privada. O evento é dividido em cinco blocos e as apresentações abordam, sobretudo, estratégias e modalidades de cooperação em diferentes áreas. 

Na programação estão, por exemplo, a apresentação do gerente da ABC, Wofsi Yuri Souza, sobre cooperação cientifica e tecnológica.  André Nipomuceno Dusi, coordenador de projetos estruturantes da Embrapa, por sua vez, compartilhará ações no setor agropecuário. No último bloco, as agências internacionais de cooperação vão compartilhar suas principais experiências em um espaço para debates com o público. 

A abertura do evento será feita pelo diretor da ABC, ministro Marco Farani, pelo presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, e pelo coordenador da Divisão Internacional do Centro de Formação de Profissionais das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), Martin Wahl.  

Parcerias CACB e  BFZ

Desde 2009 a CACB e o BFZ tem uma parceria, cujo objetivo é a estruturação e desenvolvimento de uma divisão internacional da CACB, responsável por projetos de cooperação internacional do Brasil. Tais projetos visam, primeiramente, o desenvolvimento organizacional de entidades empresariais como câmaras e associações e, numa segunda fase, a promoção do comércio exterior entre os atuais 15 países parceiros do Brasil, por exemplo, Timor Leste, Colômbia, Paquistão e Moçambique.

Para tanto, além promover seminários para troca de experiências, o Centro alemão também atua na formação de consultores setoriais, cujo papel principal é o de moderar as reuniões de empresas de um mesmo setor e auxiliá-las na busca de soluções conjuntas. Além disso, a entidade organiza missões de consultoria e busca formalizar convênios entre as nações parceiras.

Essas atividades também compreendem o trabalho desenvolvido dentro do programa EMPREENDER, principal projeto da CACB, cujo objetivo é elevar a competitividade e assim, contribuir para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. O programa atua incentivando empresários a buscarem novos mercados e tecnologias, sensibilizando-os para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, e desenvolvendo lideranças.  

O EMPREENDER foi premiado pela Internacional Chamber of Comerce (ICC) em 2007, como melhor cooperação internacional entre câmaras e é aplicado no Brasil e em outros países.  

Serviço

Diálogo público-privado sobre a cooperação técnica brasileira 

Data: 22 de março, 9h às 18h30

Local: SHS, Quadra 6, Brasil 21 Cultural, teatro 1 – Brasília (DF)

 

 

SXC
SXC