CSN finaliza compra de fábrica na Alemanha


A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou a aquisição das ações do Grupo Alfonso Gallardo na siderúrgica alemã Stahlwerk Thüringen GmbH (SWT) e na Gallardo Sections S.L.U., distribuidora dos produtos da SWT, ambas localizadas em Unterwellenborn, no estado da Turíngia. A compra foi concretizada nesta terça-feira (31) e o valor total da transação foi de € 482,5 milhões, conforme informou a CNS.



A operação foi conduzida por sua subsidiária espanhola, a CSN Steel, e pôr fim ao processo de compra que havia sido iniciado em dezembro de 2010, mas interrompido em 2011 devido a divergências entre as duas companhias.



"A transação se restringiu aos ativos operacionais localizados na Alemanha dentre aqueles previstos no contrato de aquisição de ações que havia sido firmado em 19 de maio de 2011 com o Grupo Gallardo, e encerrou satisfatoriamente as conversas entre as partes relativas à diferente interpretação do referido contrato", afirmou a CSN em comunicado aberto ao público.



A unidade adquirida é responsável pela fabricação de aços longos, especializada em perfis, e tem capacidade de produção de 1,1 milhão de toneladas de aço por ano.



Além da siderúrgica na Alemanha, a CSN havia fechado, inicialmente, um acordo de compra das empresas Cementos Balboa, Corrugados Azpeitia, Corrugados Lasao. No entanto, a companhia brasileira rescindiu o contrato posteriormente, afirmando que o grupo espanhol não havia cumprido termos do acordo.



A transação faz parte da estratégia de internacionalização da CSN e marca sua entrada no mercado de aços longos. "A concretização desta aquisição concorre para o fortalecimento da CSN no segmento de aços longos, reforçando o portfólio de ativos de classe mundial", afirmou a CSN no comunicado.

SXC
SXC