Daimler deve lançar caminhão autônomo em 2025


A Daimler Trucks demonstrou no início de julho o caminhão que dirige a si mesmo, Future Truck 2025, em uma viagem ao longo de uma seção da autobahn A14 perto da cidade de Magdeburgo, na Alemanha. Na ocasião o caminhão dispensou o motorista em em situações de condução bastante realistas.


O caminhão é equipado com o sistema de assistência inteligente Highway Pilot, o que lhe permite conduzir de forma completamente autônoma em velocidades de até 85 Km/h.  “A condução autônoma vai revolucionar o transporte rodoviário de mercadorias e criar grandes benefícios para todos os envolvidos. Com o Futute Truck 2025, a Daimler Trucks está mais uma vez destacando o seu papel pioneiro em tecnologias inovadoras e abrindo uma nova era no transporte por caminhão. Nosso objetivo é ser o fabricante número um neste mercado do futuro “, comenta  o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração responsável pela Daimler Caminhões e Ônibus.

Algumas das vantagens oferecidas pelos caminhões de auto-condução são mais eficiência e melhor segurança e conectividade. “Isso resulta em um sistema de transportes mais sustentável em benefício da economia, da sociedade e dos consumidores. O foco é a conectividade do caminhão com o seu ambiente. Isso começa com o motorista e o caminhão e inclui a infraestrutura e outros participantes do trânsito”, acrescenta Bernhard.


Durante o evento de lançamento mundial a Daimler AG realizou uma conferência sobre o futuro do transporte de mercadorias, com a participação de especialistas de renome da indústria. O objetivo do evento foi estabelecer um diálogo permanente com todas as partes interessadas sobre as condições de transporte no futuro, em que caminhões de auto-condução vão desempenhar um papel importante.


Um novo perfil de trabalho para caminhoneiros


O sistema Highwat Pilot irá reforçar significativamente o perfil de trabalho de motoristas de caminhão. Ele não só irá libertá-los de ter que realizar tarefas monótonas, mas também irá dar-lhes mais tempo para as tarefas que foram previamente tratados por trabalhadores de escritório em empresas de navegação. Em outras palavras, será possível para os caminhoneiros avançar para novas posições como gestores de transportes, tornando a profissão mais atraente. A condução autônoma poderia, assim, ajudar a resolver a escassez de motoristas de caminhão.


Junto com vários novos componentes, o Future Truck 2025 também inclui sistemas testados e aprovados que já estão em uso, nos veículos de passageiros, por exemplo. A este respeito, a Daimler demonstrou mais uma vez sua capacidade de transferir tecnologia de forma eficiente dentro do Grupo. Assim a Daimler Trucks é agora o primeiro fabricante de caminhões do mundo com planos de desenvolver um sistema de condução autônoma para uso em veículos de produção.

Divulgação Daimler
Divulgação Daimler