Daimler Trucks alcança receitas recordes em 2012

A Daimler Trucks anunciou que aumentou substancialmente suas vendas e receitas em 2012, apesar de o mercado global de caminhões ter enfrentado diversos desafios. Após registrarem fortes aumentos de vendas no primeiro semestre, todos os principais mercados viram a demanda crescer mais vagarosamente ou mesmo declinar no terceiro e no quarto trimestre de 2012.

As receitas globais da divisão de caminhões da Daimler cresceram 9%, atingindo € 31,4 bilhões (2011: € 28,8 bilhões), e as vendas chegaram a 462.000 veículos, também 9% a mais do que em 2011.

“Conseguimos nos sair relativamente bem de uma situação difícil”, afirma Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração do Grupo Daimler, responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses. “Aumentamos substancialmente as vendas e a receita, apesar dos mercados voláteis, e assim demonstramos, mais uma vez, que estamos bem posicionados. Isso se deve a nossa presença global, que nos permite contrabalançar os efeitos de mercados fracos com maior eficácia”.

O EBIT (lucro antes dos juros e impostos) da Daimler Trucks atingiu € 1,7 bilhão, valor cerca de 9% abaixo do ano anterior, devido à diminuição das vendas no Brasil e na Europa Ocidental.

2013

De acordo com a Daimler, em 2013, a economia global será guiada, outra vez, principalmente pelos mercados emergentes, que deverão contribuir com cerca de 75% do crescimento econômico mundial, de 2,5% ou, na melhor das hipóteses, de 3%. A previsão é que a demanda por caminhões médios e pesados aumente neste ano principalmente nos mercados emergentes, especialmente no Brasil e na Índia. Além disso, a demanda também deverá se estabilizar na tríade (mercados da Europa Ocidental, Ásia e América do Norte).

Segundo a companhia, no Brasil, o mercado deverá crescer consideravelmente. Após a retração em 2012, as perspectivas econômicas do País melhoraram bastante e o governo continua a oferecer condições favoráveis de financiamento para os veículos comerciais. Como resultado disso, o mercado de caminhões do Brasil poderá crescer até 10%.

“O ano de 2013 será um desafio como um todo e os negócios ficaram um tanto lentos nos primeiros meses. Entretanto, na segunda metade do ano, os mercados deverão ganhar impulso”, afirma Renschler. Em função das condições de desenvolvimento do mercado e da disponibilidade total de caminhões médios e pesados Mercedes-Benz que atendem à legislação Euro 6 na Europa, ele espera que a Daimler Trucks aumente suas vendas, sua participação de mercado e seus lucros em 2013.

Iniciativa “Daimler Trucks #1”

A fabricante destaca que um dos principais fatores que deve contribuir para fortalecer sua unidade de negócios de caminhões neste ano é a iniciativa “Daimler Trucks #1”, com geração de efeitos positivos que chegarão a € 1,6 bilhão até o final de 2014. A iniciativa, lançada em meados de 2012, faz parte da estratégia global de excelência que orienta as ações da unidade de negócios desde 2005.

Segundo a companhia, a “DT#1” é formada por uma série de programas customizados conforme as necessidades das várias unidades (Trucks EU/LA, Trucks NAFTA, Trucks Asia e Global Powertrain), bem como das diversas abordagens de negócios. Os resultados até 2014 serão obtidos principalmente pelo aumento de vendas e ganhos, pela redução de custos fixos de material e de produção.

 

Divulgação Daimler AG
Divulgação Daimler AG