Pela primeira vez, os especialistas em logística da DB Schenker efetuaram a combinação dos transportes ferroviário, rodoviário e aéreo com o objetivo de organizar uma entrega de um fabricante de eletrônicos da China para a América do Sul. No total, 21 toneladas de eletrônicos para telefones celulares atravessaram os continentes via ferrovia a partir de Chongqing, na China central, para Duisburg, na Alemanha, através do Cazaquistão, Rússia, Belarus e Polônia. O passo seguinte foi uma viagem de caminhão para o aeroporto de Frankfurt, de onde a companhia enviou a carga por avião para o Brasil.
A integração dos transportes, segundo a empresa, diminuiu o tempo de viagem da Ásia para a América do Sul em aproximadamente quatro semanas, se compararmos com o transporte marítimo apenas. A viagem de trem para Duisburg, que possui cerca de 10.124 km, levou 17 dias. Os produtos ficaram um total de 24 dias em trânsito antes de atingirem o seu destino no País. A alternativa pelo oceano duraria entre 50 e 55 dias.
Para Fernando Fetter, gerente do Produto Aéreo no Brasil, a operação foi um sucesso. “Todo o processo foi feito em parceria com o cliente e a operação foi um sucesso, em termos de tempo de transito e sem barreiras” completa.
A carga foi rotulada, radiografada e embalada de forma segura pelo hub central da DB Schenker no aeroporto de Frankfurt, de onde foi enviada para o seu destino final no País. A DB Schenker Brasil, após o recebimento das mercadorias, lidou com os devidos processos de desembaraço aduaneiro.
“Esta primeira movimentação de sucesso combinando os transportes ferroviário, rodoviário e aéreo tem mostrado o potencial de crescimento da logística multimodal”, disse Daniel Wieland, diretor de Rail Logistics & Forwarding na companhia. Thomas Mack, diretor de Global Air Freight, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos de assumir o pioneirismo dessa opção de transporte para o mercado na América Latina.”