A DEKRA, multinacional alemã que fornece serviços para o mercado automotivo, registrou crescimento nas vistorias prévias no primeiro trimestre de 2014. De acordo com o levantamento realizado pela empresa, entre janeiro e março, o volume do serviço foi 8% superior ao do mesmo período de 2013.
Conforme a empresa, os números registrados não condizem com o comportamento do mercado, já que a periodicidade e as regras para as vistorias exigidas pelas seguradoras têm diminuído gradativamente. Segundo Mario Cássio, CCO da DEKRA, antigamente eram realizadas vistorias em intervalos de três anos. Hoje, a maioria das seguradoras ampliou para dez. “Entretanto, os esforços e investimentos da companhia na valorização dessas práticas são tantos, que a DEKRA está em constante crescimento e mantém o seu posicionamento no segmento de prestação de serviços em vistoria prévia”, diz a companhia em comunicado.
Com o objetivo de prosseguir com o bom desempenho em 2014, a DEKRA anunciou investimentos de R$ 2 milhões em Marketing, na área Comercial e na melhoria de processos voltados à performance da vistoria prévia. “O aporte visa reforçar, principalmente, medidas que priorizem ações relacionadas à vistoria prévia, ressaltando a importância do serviço tanto para o mercado segurador como para o setor financeiro.”
Para Cássio, mesmo que a DEKRA tenha ingressado em novos segmentos de mercado com a sua ampla gama de serviços e produtos oferecidos, o Grupo não excluiu ações voltadas ao segmento de vistoria prévia. “A vistoria prévia é a forma mais segura de identificar as características e condições reais do veículo antes da aceitação do seguro ou da operação financeira. Além disso, nosso core é, fundamentalmente, a vistoria prévia. Cerca de 70% do faturamento do Grupo DEKRA no Brasil estão relacionados a esse serviço. Por isso, vamos continuar investindo massivamente no segmento.”
Também foi priorizada a melhoria dos processos, otimizando os serviços prestados. “Executamos uma reforma significativa em nossos sistemas operacionais. Trocamos toda a plataforma Windows por um sistema modular compatível com o Android. Foram melhorados os processos, desde a realização de vistorias até a análise de backoffice. Antes, o tempo gasto, das etapas de agendamento à entrega do laudo ao cliente, era de aproximadamente três dias e meio. Hoje, reduzimos para dois dias e meio”, afirma Cassio.
Todas as ações e investimentos do Grupo DEKRA visam um crescimento de 6% em relação a 2013. “As expectativas para este ano são as mais positivas possíveis. Estamos muito satisfeitos com os resultados relacionados à vistoria prévia.”