O Grupo Deutsche Post DHL, empresa postal e de logística, aumentou suas receitas e alcançou suas metas de EBIT e fluxo de caixa no ano de 2014. Comparado ao período anterior, as receitas aumentaram em 3,1%, saltando para 56,6 bilhões de euros (em 2013 foram de 54,9 bilhões de euros), com as quatro divisões operacionais da empresa tendo contribuído para este avanço.
Organicamente, as receitas do Grupo Deutsche Post DHL cresceram 4,2% em 2014, apoiadas pelos constantes ganhos de volume e receita nos serviços expressos internacionais e nas empresas de encomendas alemãs, em particular. Estes avanços resultam da posição de destaque da empresa no mercado em setores em crescimento ao redor do mundo, como comércio eletrônico (e-commerce) e mercados emergentes – e seu sólido desempenho operacional, que permitiu melhorias de margem que levaram a um aumento do EBIT em 3,5% ou 100 milhões de euros, saltando para 2,97 bilhões de euros em 2014 (em 2013 foi de 2,87 bilhões de euros). Desta forma, os lucros operacionais encerraram o exercício de 2014 dentro da faixa esperada de 2,9 a 3,1 bilhões de euros.
“Apesar do cenário ainda bastante desafiador, conseguimos apresentar um desempenho sólido em 2014, aproveitando a nossa sólida posição de mercado no setor de comércio eletrônico (e-commerce) e nos mercados emergentes”, disse Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL. “No ano passado, conseguimos colocar em prática com sucesso a nossa Estratégia para 2015 (Strategy 2015), apesar da falta de estímulos significativos provenientes da economia global. Este ano, começamos a executar a Estratégia para 2020 (Strategy 2020) em cada uma de nossas divisões. Ao mesmo tempo em que permanecemos firmes em nossa jornada de crescimento no ano de 2015, vamos nos concentrar nas oportunidades e desafios que teremos que enfrentar a fim de fortalecer ainda mais a nossa competitividade para o sucesso futuro do nosso grupo”, completou.
Perspectivas para 2015
Embora a previsão para a economia mundial seja ainda de crescimento moderado, e com novos investimentos estratégicos planejados, o Grupo Deutsche Post DHL espera que 2015 seja um ano de crescimento com um aumento dos lucros operacionais para algo entre 3,05 e 3,2 bilhões de euros. Embora a divisão de Postagens, Comércio Eletrônico (e-commerce) e encomendas (PeP) esteja prevista para contribuir com pelo menos 1,3 bilhões de euros para alcançar este total, as divisões da DHL devem continuar a ampliar seus lucros na direção de um EBIT entre 2,1 e 2,25 bilhões de euros durante o ano.
Os ganhos de EBIT da DHL serão impulsionados, principalmente, pelo crescimento dos volumes de Encomendas Internacionais com Tempo Definido (Time Definite International – TDI) e a continuação dos avanços incrementais na margem no setor de Encomendas Expressas (Express), ao mesmo tempo em que os lucros operacionais no setor de Supply Chain serão favorecidos por investimentos em um programa de otimização que permitirá à esta divisão introduzir maior nível de eficiência e padronização em todo o mundo.
Na divisão de Global Forwarding, os resultados serão fortemente influenciados pelos custos – tanto diretos quanto indiretos. O grupo planeja manter as despesas em cerca de 350 milhões de euros em 2015. Além disso, a empresa espera gerar fluxo de caixa livre suficiente novamente para cobrir os dividendos a serem pagos referentes ao exercício de 2014.
Já pensando em 2016, o grupo Deutsche Post DHL continua a prever um aumento no lucro operacional para algo entre 3,4 e 3,7 bilhões de euros. As divisões da DHL devem contribuir com um crescimento médio do EBIT de aproximadamente 10% ao ano, enquanto a previsão para a divisão PeP é de um aumento dos lucros operacionais de cerca de 3%, em média. Além disso, a empresa pretende reduzir a proporção de despesas para menos de 0,5% das receitas do grupo até 2020.