DHL forma equipe para atuar em desastres

Entre os dias 18 e 20 de novembro, 45 colaboradores de três divisões da DHL (DGF, DHL Express e Supply Chain) participaram de um intensivo treinamento oferecido pelo DRT (Disaster Response Team), iniciativa que integra o projeto GoHelp do grupo Deutsche Post DHL e faz parte do programa corporativo “Living Responsibility”. O treinamento com voluntários da empresa no Brasil foi realizado na cidade de Socorro, interior de São Paulo.

A função do DRT é ajudar na distribuição e gerenciamento logístico, assegurando assim que as doações sejam armazenadas corretamente e transportadas rapidamente para as pessoas necessitadas.

Em casos de desastres naturais, uma das primeiras ações de auxílio é o envio de doações para as vítimas. No entanto, muitas vezes, os aeroportos não dão conta da demanda e as autoridades responsáveis não estão preparadas para gerenciar o grande volume de cargas que chega. "A quantidade depende do tipo de desastre, mas nos primeiros dias, podem chegar até 15 aviões diários, com uma carga que varia entre 30 a 60 toneladas", esclarece Kenneth Meighan, Operations Manager da DHL Global Forwarding e GoHelp Manager for Americas. 

Por isso, além de utilizar sua experiência profissional, os voluntários aprendem desde como preparar um SpeedBall – saco especial para transporte e distribuição de ajuda humanitária – assim como os regulamentos e noções de segurança dentro dos aeroportos, primeiros socorros, além de lidar com autoridades e imprensa.  O treinamento também simulou situações reais dos deployments – como é chamada a implementação da ajuda – fazendo os voluntários vivenciarem as dificuldades de uma operação real.

"Iniciativas, boas ideias e vontade de ajudar todo mundo tem, mas muitas vezes falta uma capacitação, uma noção de como agir. O treinamento é importante por preparar as pessoas para essas situações. Com ela, não é necessário esperar que alguém tome a iniciativa. A reação é mais rápida porque a pessoa tem a expertise e pode exercer a liderança", comenta Idvan Benício Lima, Gerente de Operações da DHL Express no RJ e voluntário do DRT.

Ainda, segundo os formadores do DRT, o treinamento busca primeiramente identificar os colaboradores que realmente querem ajudar, formando grupos de acordo com as suas especialidades. Em segundo plano, "é importante porque possibilita a liberação desses voluntários em caso de emergência, além de criar uma rede local de voluntários treinados, potencializando e agilizando assim a ajuda", explica Alvar Orellana, Security Manager South Cone da DHL Express e GoHelp Manager Sul América.   

O treinamento do DRT, que já aconteceu em outros países da América Central e do Sul, foi realizado pela primeira vez no Brasil. Devido ao grande número de colaboradores que se interessam em participar no programa, a DHL já planeja formar uma segunda turma em 2012.

Atuação em desastres naturais

Desde sua criação em 2005, o DRT envolveu-se em 20 situações de emergência em todo o mundo, incluindo o furacão Katrina, o terremoto no Chile e no Haiti, além do tsunami na Índia.

"Em alguns casos, o DRT já tem um acordo firmado com o governo do país e quando acontece algum desastre o grupo já fica em alerta. Uma vez confirmada a necessidade de apoio, o grupo se desloca para o local. Já em outros casos, somos acionados diretamente pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA)", explica Virgilio Moreno, Sênior Supervisor da DHL Aviation e também GoHelp Manager.

O trabalho da equipe do DRT é realizado principalmente dentro dos aeroportos, mas ela também se coloca à disposição para ajudar em outras áreas. "No caso do Chile, por exemplo, o trabalho inicial foi realizado no aeroporto, pois ali se encontrava a maior parte da carga. Depois que ela foi processada pelo DRT, nos dirigimos ao segundo ponto, na cidade de Conceição, onde estava localizado o centro de logística das Forças Armadas, e ajudamos na distribuição", conta Orellana.

"O objetivo principal do DRT é descongestionar os aeroportos. Em segundo passo, cuidamos de toda a logística e podemos preparar os speedballs, além de formar equipes de apoio com voluntários locais, que poderão dar continuidade ao trabalho realizado pelo DRT", completa Meighan.

Em todo mundo, a empresa já conta com mais de 300 voluntários treinados e com três bases estrategicamente posicionadas: Panamá, que atende a América Central, América do Sul, Estados Unidos, Canadá e Caribe; Singapura, responsável pelo Oriente Médio; e Dubai, que cobre a Ásia e a região do Pacífico.

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