DHL lança estudo sobre ciência de dados

A DHL acaba de divulgar seu mais recente Documento Técnico (White Paper) destacando o potencial inexplorado dos insights orientados a dados na cadeia de abastecimento. O relatório revelou que a maioria das empresas tem uma “mina de ouro” de dados inexplorados da cadeia de abastecimento, que tem o potencial para proporcionar às organizações uma vantagem competitiva. Embora essa fartura de dados da cadeia de abastecimento já percorra o fluxo cotidiano de mercadorias em todo o mundo, o Documento Técnico revelou que apenas um pequeno grupo de empresas pioneiras estão utilizando esses dados como uma ferramenta preditiva, ou seja, uma ferramenta para prever tendências, oportunidades e riscos futuros.

O artigo “A empresa preditiva: Quando a ciência de dados encontra a cadeia de abastecimento” é um Documento Técnico elaborado por Lisa Harrington, presidente do lharrington group LLC, encomendado pela DHL para identificar as oportunidades existentes para as empresas anteciparem e até mesmo preverem o futuro. Ela incentiva as organizações a permanecerem à frente de seus negócios, conduzindo dessa forma suas operações globais.

O data mining, o reconhecimento de padrões, a análise de negócios, a inteligência nos negócios e outras ferramentas estão se unindo em um campo emergente de ciência de dados na cadeia de abastecimento. Estas novas capacidades analíticas inteligentes estão transformando as cadeias de abastecimento: de operações reativas, para modelos operacionais proativos e, em última análise, preditivos. As implicações vão muito além de apenas reinventar a cadeia de abastecimento. Elas vão ajudar a mapear o modelo de empresa global da próxima geração: a empresa orientada a insights.

“Em qualquer empresa global, a cadeia de abastecimento é uma das maiores fontes de grandes volumes de dados (big data). Ela transporta e produz informações que afetam quase todas as demais áreas do negócio. No entanto, a maioria das empresas não explora este tesouro de informações em potencial de maneira eficaz, apesar do fato de reconhecerem o valor potencial dessa prática”, defende Harrington.

Ferramentas descritivas têm sido eficazes em ajudar as empresas a reduzir custos e eliminar o desperdício em suas cadeias de abastecimento, mas companhias líderes estão indo além da fase descritiva, em direção a uma cadeia de abastecimento mais preditiva. A cadeia de abastecimento preditiva permite que se passe a sentir e moldar a demanda, simplificar as redes, melhorar a agilidade e a capacidade de resposta. Essencialmente, trata-se de um alicerce essencial para transformar a empresa em uma organização preditiva.

Gary Keatings, vice-presidente do Centro de Design de Soluções Globais de Excelência e Desenvolvimento de Produtos (Global Solutions Design Center of Excellence and Product Development) da DHL Supply Chain, afirma: “Por meio da análise de dados, podemos executar um diagnóstico que identifique tendências e restrições existentes na cadeia de abastecimento, e usar essas informações para prever futuros pontos críticos ou falhas causadas por mudanças nos padrões de demanda. Através de uma melhor previsão de demanda, vimos empresas reduzirem com sucesso de 20 a 30% do estoque, dependendo do setor, e ao mesmo tempo aumentando sua taxa média de preenchimento de 3 a 7 pontos percentuais.”

“O Resilience360 é uma ferramenta posicionada no centro da torre de controle de resposta ao risco da DHL, habilitando-os a avaliarem os pontos críticos de suas cadeias de abastecimento, visualizarem esses pontos e construirem um perfil de risco para iniciar possíveis atividades de mitigação. A ferramenta também ajuda as empresas a integrarem a mineração de dados – juntamente com outras iniciativas de análise descritiva e preditiva – em sua cadeia de abastecimento. A análise dos dados da cadeia de abastecimento e de vendas, com a ajuda do Resilience360, pode fundamentar os cronogramas de produção, os orçamentos de marketing, as posições de estoque e outras operações fundamentais para informar de maneira inteligente quando recuar em uma área e deslanchar em outra”, completa Keatings.

Para fazer o download do Documento Técnico (White Paper) “A empresa preditiva: Quando a ciência de dados encontra a cadeia de abastecimento”, acesse: www.dhl.com/predictive

Divulgação DHL
Divulgação DHL