A DHL, empresa alemã de logística, disponibiliza cerca de 2.650 estações automáticas com aproximadamente 250.000 compartimentos para o envio e a retirada de encomendas em mais de 1.600 cidades e vilas alemãs, o que significa que 90% da população do país estão a cerca de dez minutos de uma delas. De acordo com a companhia, a rede será expandida com a instalação de outras 300 máquinas até o final de 2014.
Segundo a DHL Paket, a empresa instalará seu próprio equipamento pela primeira vez, adaptado pela alemã Polygon. Durante o desenvolvimento das novas Estações de Encomenda, a companhia afirma ter dado uma atenção especial à demanda crescente por compartimentos de encomendas e ao fornecimento de uma maior variedade de compartimentos plus size, garantindo, por exemplo, a segurança de dispositivos de fecho e fechaduras utilizadas.
Além disso, o desenvolvimento de fechaduras de uma forma mais específica permite que a DHL realize adaptações, segundo as necessidades dos mercados internacionais. Um elemento importante da Estratégia Corporativa da Deutsche Post DHL para 2020 é exportar o modelo alemão para outros países com estruturas de mercado e taxas de crescimento semelhantes.
“A Estação de Encomenda é um pilar importante no nosso sucesso de mercado na Alemanha. Vamos examinar de perto o uso dessas máquinas nos mercados europeus e estabelecer, por meio delas, nossas operações B2C (Business to Consumers) em outros países,” afirma Jürgen Gerdes, membro do Conselho Post-e-Commerce-Parcel da Deutsche Post DHL. As primeiras máquinas nos Países Baixos e na Itália estarão disponíveis em um futuro próximo, conforme a empresa.
Além do seu próprio equipamento, a DHL Paket afirma que continuará a usar os modelos antigos da estação, desenvolvidos pela fabricante austríaca KEBA, que também continua como colaboradora.