Dürr Brasil completa 50 anos em 2014

A Dürr, grupo empresarial alemão de engenharia de máquinas e instalações industriais, completa 50 anos no Brasil em 2014. Primeira subsidiária da companhia instalada fora da Alemanha, a Dürr Brasil foi fundada em 1964, e tem sede em São Paulo, onde mantém 335 funcionários.

Globalmente, cerca de 80% das transações comerciais da Dürr são realizadas em negócios com a indústria automotiva, e o grupo também fornece tecnologias nas áreas de produção e meio ambiente para as indústrias aeronáutica, mecânica, química e farmacêutica.

Todas as unidades de negócio da empresa estão presentes no Brasil: Sistemas de Pintura e Montagem Final, Tecnologia da Aplicação, Sistemas Ambientais e de Energia, Sistemas de Tecnologia de Aeronaves, Produtos de Montagem e Balanceamento e Sistemas de Limpeza e Filtragem. A Dürr Brasil gerou vendas de € 115 milhões em 2012 e, devido ao grande número de pedidos ao longo dos últimos meses, deve ultrapassar esse valor em 2013, fechando um ano recorde.

“Atualmente, quase 50 anos depois [da instalação da companhia no País], todas as Unidades de Negócio da Dürr estão estabelecidas no Brasil, oferecendo a alta qualidade do nosso completo portfolio de produtos no mercado da América do Sul. Como líder de mercado nesta região desde o início de sua operação, a Dürr Brasil cresce continuamente, possuindo uma posição estratégica na expansão global, sendo bem sucedida em um dos mais importantes mercados emergentes”, destaca Roberto Tkatchuk, diretor presidente da Dürr Brasil.

Em 2012, a companhia expandiu sua capacidade de produção local e seu centro de treinamento em São Paulo (que oferece treinamentos em selantes e vedação a clientes, assim como testes de novos modelos) – ao todo, foram 2 mil metros quadrados a mais, alcançado um espaço total de 10 mil metros quadrados. Em outubro deste ano, abriu um novo centro de testes para tecnologias de limpeza, onde testes de limpeza são feitos para os clientes utilizando suas peças originais e simulando as condições reais de produção.

“O Brasil é um dos motores da economia mundial. A indústria automotiva nacional continua a crescer, e outros setores clientes da Dürr igualmente estão seguindo uma tendência de alta. Assim, as perspectivas são boas – e por isso a Dürr Brasil desenvolveu um plano estratégico de crescimento em 2012, através do qual a companhia está se posicionando para o boom do País”, explica Tkatchuk.

Dentre os elementos chaves do plano estratégico está o fato de que a organização individual das unidades de negócio foi reforçada e a responsabilidade do diretor de cada uma delas cresceu fortemente, ao mesmo tempo em que esses diretores no Brasil estão trabalhando mais próximos dos heads de outras unidades de negócio ao redor do mundo. “Esses ajustes organizacionais permitem um foco mais aprofundado nos mercados individuais, como por exemplo nas tecnologias ambientais ou de balanceamento”, conclui o executivo.

Globalmente, a Dürr está presente em 51 localidades, situadas em 23 países, com cerca de 7.800 funcionários. No ano de 2012, o grupo alcançou um volume de vendas de € 2,4 bilhões.

Divulgação Dürr
Divulgação Dürr