Para manter os alimentos expostos na temperatura ideal, as redes varejistas de alimentos geralmente usam as chamadas ilhas, grandes expositores horizontais de congelados, além de refrigeradores verticais para laticínios e alimentos refrigerados.
No passado, expositores abertos eram comuns em todo o mundo, o que sempre tornou mais desafiadora a tarefa de manter a obrigatória corrente de ar frio ininterrupta dentro dos gabinetes – especialmente em países quentes, como o Brasil.
Com o objetivo de desenvolver soluções customizadas para cobertura de ilhas horizontais, a SCHOTT, grupo internacional de tecnologia com mais de 130 anos de experiência nas áreas de vidros especiais, materiais e tecnologias avançadas, criou o sistema Push Lids de tampas de vidro. A tecnologia melhora a eficiência da temperatura na conservação de alimentos e reduz os custos de energia com refrigeração em até 50%.
Para atender a demanda da América do Sul, a SCHOTT firmou parceria com a fabricante brasileira de refrigeradores Eletrofrio Refrigeração. De acordo com Luiz Renato de Oliveira Chueire, diretor geral da empresa, atualmente 90% dos freezers em supermercados ainda são abertos e, no futuro, todos os tipos de expositores precisarão ser fechados.
“Em um supermercado brasileiro tradicional, a refrigeração é responsável por metade dos custos de energia, que subiu cerca de 20% em 2014”, explica Chueire.
Maria Cristina Cardoso, diretora de Vendas e Marketing da SCHOTT, diz que, de acordo com estudos, o sistema Push Lids para cobertura permanente de freezers horizontais possibilita a redução do consumo de energia dos gabinetes em até 50%, se comparado ao gasto de ilhas abertas. “As tampas compostas de vidro Low-E, desenvolvido especialmente para a área de refrigeração, possibilitam maior eficiência na manutenção da temperatura correta para a conservação dos alimentos armazenados”, comenta.
O sistema Push Lids também possui design moderno e funcional, além de proporcionar ampla visibilidade dos produtos armazenados. “De funcionamento simples, as tampas deslizantes podem ser abertas e fechadas de maneira segura e ergonômica, no sentido frontal, o que permite o acesso simultâneo e rápido aos clientes dos supermercados”, finaliza Maria Cristina.