Economia de energia elétrica em supermercados


Para manter os alimentos expostos na temperatura ideal, as redes varejistas de alimentos geralmente usam as chamadas ilhas, grandes expositores horizontais de congelados, além de refrigeradores verticais para laticínios e alimentos refrigerados. 


No passado, expositores abertos eram comuns em todo o mundo, o que sempre tornou mais desafiadora a tarefa de manter a obrigatória corrente de ar frio ininterrupta dentro dos gabinetes – especialmente em países quentes, como o Brasil.


Com o objetivo de desenvolver soluções customizadas para cobertura de ilhas horizontais, a SCHOTT, grupo internacional de tecnologia com mais de 130 anos de experiência nas áreas de vidros especiais, materiais e tecnologias avançadas, criou o sistema Push Lids de tampas de vidro. A tecnologia melhora a eficiência da temperatura na conservação de alimentos e reduz os custos de energia com refrigeração em até 50%. 


Para atender a demanda da América do Sul, a SCHOTT firmou parceria com a fabricante brasileira de refrigeradores Eletrofrio Refrigeração. De acordo com Luiz Renato de Oliveira Chueire, diretor geral da empresa, atualmente 90% dos freezers em supermercados ainda são abertos e, no futuro, todos os tipos de expositores precisarão ser fechados.


“Em um supermercado brasileiro tradicional, a refrigeração é responsável por metade dos custos de energia, que subiu cerca de 20% em 2014”, explica Chueire.


Maria Cristina Cardoso, diretora de Vendas e Marketing da SCHOTT, diz que, de acordo com estudos, o sistema Push Lids para cobertura permanente de freezers horizontais possibilita a redução do consumo de energia dos gabinetes em até 50%, se comparado ao gasto de ilhas abertas. “As tampas compostas de vidro Low-E, desenvolvido especialmente para a área de refrigeração, possibilitam maior eficiência na manutenção da temperatura correta para a conservação dos alimentos armazenados”, comenta.


O sistema Push Lids também possui design moderno e funcional, além de proporcionar ampla visibilidade dos produtos armazenados. “De funcionamento simples, as tampas deslizantes podem ser abertas e fechadas de maneira segura e ergonômica, no sentido frontal, o que permite o acesso simultâneo e rápido aos clientes dos supermercados”, finaliza Maria Cristina.

Dilvulgação SCHOTT
Dilvulgação SCHOTT