Com atuação no mercado brasileiro em duas frentes – produtos OEM (para indústrias automotivas) e aftermarket (mercado de reposição) – a fabricante de autopeças Elring Klinger do Brasil, empresa do grupo alemão Elring Klinger, espera alcançar um crescimento total de 13% em 2013, apoiada nos aumentos de produção, vendas e exportação.
Na linha OEM, a empresa deve elevar seus volumes de produção e vendas em 12%. Em 2012, o crescimento da linha de produtos foi de 26%.
Em seu parque fabril em Piracicaba (SP), a Elring Klinger produz anualmente mais de 16 milhões de juntas automotivas (o que lhe garante 65% do mercado brasileiro neste tipo de autopeça), 8 milhões de chapas defletoras, 1 milhão de tampas plásticas para válvulas de motor, além de juntas planas especiais. Em 2013, a produção de chapas defletoras deve subir para 8,5 milhões de unidades e a de tampas plásticas para válvulas de motor, para 1,2 milhão.
A empresa também quer elevar, neste ano, em 5% o seu volume de exportação junto aos atuais clientes. Hoje, 8% da produção OEM da empresa seguem para 11 países (México, EUA, Colômbia, Argentina, Alemanha, França, Tailândia, Indonésia, Uzbequistão, Polônia e China).
Mercado de reposição
No mercado de autopeças para reposição, a empresa espera registrar crescimento de 26%; em 2012 o volume foi ainda maior, de 28%. A linha é composta por mais de 4.500 modelos diferentes de autopeças da marca Elring. Para 2013, há planos de lançar no País cerca de 225 novos produtos, voltados para veículos de todas as montadoras presentes no Brasil.
O crescimento das exportações em 2012 foi de 12,5% e a meta fixada para 2013 é de 18,5%. Países como Argentina, Uruguai e Paraguai são abastecidos pela unidade brasileira.
Presente há 17 anos no País, a Elring Klinger concluiu, no ano passado, a primeira fase de um investimento de R$ 20 milhões na unidade de Piracicaba, iniciado há cerca de dois anos. A segunda etapa ocorre em 2013, com a chegada de novas prensas robotizadas de 600 toneladas.