Elring Klinger investe em sua produção nacional


A Elring Klinger do Brasil, filial do grupo alemão especializado em autopeças para automóveis, anunciou que vai investir R$ 100 milhões até 2016 para a ampliação das instalações de sua fábrica localizada em Piracicaba (SP). Segundo a empresa, o aporte será destinado à compra de novos maquinários, visando assim o aumento da produção local. Só em 2012, a companhia irá injetar R$ 20 milhões na linha de produção de autopeças plásticas para motor. 



Atualmente, o grupo produz em sua planta brasileira 16 milhões de juntas automotivas, 8 milhões de chapas defletoras e 1 milhão de tampas plásticas para comando de válvulas de motor por ano. Com o investimento, a Elring Klinger, uma das principais fornecedoras do setor automotivo no Brasil, deverá fabricar em média 68% a mais dos itens fornecidos para o mercado OEM (Original Equipment Manufacturer) nacional. Ao todo, serão produzidas mais de 30 milhões  de peças automotivas. Com isso, a empresa espera crescer 60% no período de cinco anos.



Ainda, a organização afirma que os investimentos anunciados são um reflexo de seu ótimo desempenho no mercado nacional. Em 2011, ela registrou um aumento de 15,5% em suas vendas para montadoras, em relação a 2010. Na área de autopeças para reposição, a expansão chegou a 30%. Para 2012, a meta da Elring Klinger é crescer, respectivamente, 10% e 25% nestes dois setores.



No atendimento ao mercado OEM, a empresa afirma já contar com encomendas para os próximos 4 anos. “Trabalhamos bem próximos aos fabricantes de automóveis, fornecendo autopeças utilizadas desde o momento de concepção dos novos modelos, que acompanham os veículos em todos os testes até a versão final que chega às concessionárias”, destacou Hans Eckert, diretor da filial brasileira.



A fornecedora está presente há 15 anos no país e é líder de mercado no segmento de juntas de cabeçote, com share de 55% neste tipo de autopeça.  Atualmente, a linha Elring é composta por mais de 4.500 itens, voltados a automóveis leves e pesados, atendendo a praticamente todos os modelos que circulam na América Latina.

Divulgação / Elring Klinger
Divulgação / Elring Klinger