A alemã SumUp, empresa do setor de mPOS (ponto de venda móvel), anuncia o início de sua operação no Brasil sob o comando do executivo Igor Marchesini. A companhia traz soluções de pagamentos em cartão, utilizando smartphones ou tablets.
Segundo a organização, sua chegada coincide com a recente discussão sobre o uso do celular como meio de pagamento móvel – mercado que deve atingir 80 milhões de usuários no Brasil até 2018, conforme pesquisa da consultoria Frost & Sullivan.
O primeiro produto da SumUp é um leitor de cartões de chip que, acoplado ao celular ou tablet, permite que profissionais autônomos aceitem as principais bandeiras de cartão de crédito. De acordo com informações da empresa, a opção de débito será oferecida no primeiro semestre de 2014.
“Atualmente, o Brasil conta com mais de 22 milhões de pequenas e médias empresas, além dos microeempredores. Ao oferecer uma maneira simples e acessível de aceitar pagamentos em cartão através do celular, a SumUp contribuirá para o crescimento desses negócios, estejam eles nas cidades ou em áreas rurais”, afirma Jan Deepen, cofundador da SumUp e Chefe de Expansão Internacional.
Fundada em 2011 na Alemanha e na Irlanda, a SumUp está presente em 12 países e possui mais de 140 colaboradores ao redor do mundo.
O mercado local
De acordo com a companhia, nos últimos dez anos, pelo menos, o que se pode notar é uma vasta quantidade de estudos que tentam avaliar em quanto tempo a tecnologia de mobile payment vencerá o papel e a caneta na hora de pagar contas. Dos 62% dos consumidores brasileiros que optavam por utilizar cheques como forma de pagamento em 1999, de acordo com o Banco Central, apenas 9% mantinham esse hábito em 2011. Já entre os adeptos dos cartões de crédito e débito, o número passou de 17% em 1999 para 42% em 2011.
Segundo a consultoria Frost & Sulliban, o volume de transações globais de mobile payment deve crescer quatro vezes ao longo dos próximos cinco anos, ultrapassando US$ 1,3 trilhão, sendo R$ 20 milhões resultado das transações em solo brasileiro.
Para a SumUp, o Brasil poderá se tornar em pouco tempo um de seus principais mercados, juntamente com a Alemanha, Inglaterra e Rússia. “É importante que as empresas se adaptem aos costumes de cada país. Nossa preocupação foi trazer a tecnologia internacional para o mais perto possível dos hábitos brasileiros. Por isso adotamos, por exemplo, o parcelamento das compras aqui no Brasil”, explica Igor Marchesini.