Evonik anuncia nova unidade em São Paulo


A Evonik anunciou, nesta quinta-feira (25), a construção de uma nova fábrica de ingredientes para as indústrias de cosméticos e de produtos de consumo no Brasil. O início das operações da nova unidade, em Americana (SP) – onde já tem uma planta de catalisadores químicos – está previsto para meados de 2014, com capacidade de produção de 50 mil toneladas ao ano.

O anúncio aconteceu três dias depois de a empresa alemã ter assinado acordo com o governo do Paraná para a construção de uma fábrica na cidade de Castro (PR), para a produção de Biolys (fonte de L-lisina, aminoácido utilizado como aditivo na nutrição animal).



Segundo a companhia, o investimento é na casa dos dois dígitos de milhões de euros e criará 50 novos empregos diretos até 2014, sendo que mais de 40 desses serão baseados nas plantas da Evonik em Americana e o restante se dividirá entre a matriz sul-americana, em São Paulo, e o laboratório, em Guarulhos. Até 2019 o número total de empregos deverá chegar a 80.



“A capacidade produtiva total de aproximadamente 50 mil toneladas ao ano será dividida por diferentes tecnologias a fim de permitir que a empresa ofereça um amplo portfólio de produtos fabricados localmente aos clientes dos segmentos de Cuidados Pessoais (Personal Care) e Cuidados do Lar (Household Care)”, explica Patrik Wohlhauser, membro da Diretoria Executiva da Evonik Industries e responsável pelas atividades da empresa na América do Sul. O portfólio incluirá surfactantes especiais, agentes condicionadores, emolientes, emulsificantes, espessantes e ativos amaciantes para têxteis, dentre outros.



“A fábrica na América do Sul expandirá a nossa rede de produção global de Consumer Specialties e nos facilitará o acesso aos mercados em crescimento da América do Sul. Escolhemos Americana para esse projeto em virtude de sua proximidade com a maioria dos principais clientes brasileiros” comenta o Claus Rettig, presidente da Unidade de Negócio Consumer Specialties



De acordo com a empresa, ela já abastece os seus clientes na região a partir de seu centro de serviços e logística situado em Guarulhos (SP). “Não só aumentamos significativamente as capacidades da nossa força de venda na região nos últimos dois anos, como também implantaremos um laboratório de aplicação neste ano a fim de atender as necessidades de suporte técnico dos nossos clientes”, acrescenta Weber Porto, presidente regional da Evonik para a América do Sul. 

A Evonik dispõe de unidades de produção para ingredientes cosméticos na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Além desse projeto, a empresa está construindo mais uma fábrica de ingredientes para as indústrias de cosméticos e bens de consumo doméstico em Xangai (China) a fim de atender o mercado asiático.

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik