Evonik avança em certificações para cosmética

A Evonik é um dos principais fornecedores de matérias-primas para a indústria cosmética e processa derivados do óleo de palma e óleo de noz de palma, dentre outras substâncias. Como integrante da RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), a Evonik defende o uso do óleo de palma de produção sustentável na cadeia de fornecimento.   “Nós tentamos usar o maior percentual possível de ácidos graxos e álcoois graxos de óleo de palma certificados em nossos produtos para as indústrias de cosméticos, detergentes e agentes de limpeza”, comenta Tammo Boinowitz, diretor da Linha de Negócios Personal Care na Evonik.

A Evonik adotou um sistema de cadeia de fornecimento correspondente para essa finalidade. Os primeiros locais de produção, em Essen e Steinau (ambos na Alemanha), obtiveram as suas certificações RSPO no final de 2013, seguidas por Xangai (China) e Americana no primeiro semestre de 2015. A certificação de novos sites de produção deverá ocorrer em um futuro próximo.

Produção sustentável e consciente
A variedade de produtos fabricados de derivados de óleo de palma de produção sustentável também cresce em ritmo constante. Além de uma variedade de emulsificantes, melhoradores de consistência para cremes e ingredientes de enxágue que atendem os padrões de balanço de massa da RSPO, a Evonik lançou recentemente um surfactante com certificação RSPO.  O TEGO® Betain P 50 C (Cocamidopropil Betaína) é uma nova versão de um surfactante usado em géis de banho e xampus.  Além da certificação RSPO (certificação SG), o produto oferece diversos benefícios de aplicação.     

“Nós estamos comprometidos com os mais altos padrões ambientais e sociais, e fazemos o possível para apoiar os nossos clientes para eles também atinjam as suas próprias metas de sustentabilidade”, explicou Boinowitz. Dentre outras medidas, a Evonik desenvolveu a plataforma de comunicação CAREtain, que permite aos fabricantes comparar os fatores ambientais e as propriedades de aplicação de ingredientes cosméticos a fim de compor formulações seguras e modernas do ponto de vista ambiental.   

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik