Evonik planeja nova planta no Brasil


A Evonik Industries planeja construir uma nova planta de produção no Brasil, na cidade de Castro, no estado do Paraná, que vai se juntar às já existentes fábricas da companhia em Barra do Riacho (ES) e Americana (SP), e aos laboratórios em Americana e Guarulhos (SP).



A nova unidade será destinada à produção biotecnológica de Biolys, que é, de acordo com a empresa alemã de especialidades químicas, uma fonte do aminoácido L-lisina, utilizada como aditivo nas mais modernas formulações para nutrição animal.  Essa planta será construída no complexo industrial da empresa americana Cargill e deve iniciar suas operações em 2014. No último dia 15, as duas empresas firmaram uma carta de intenções na qual a Cargill disponibilizará a infraestrutura e fornecerá à Evonik matéria-prima produzida localmente.



Em comunicado, a empresa esclarece que a cidade de Castro foi escolhida em virtude de seu excelente abastecimento de matérias-primas, ótimas conexões logísticas e proximidade dos mercados. “Já há alguns anos registramos uma crescente demanda por Biolys na América Latina, particularmente no Brasil”, declarou Patrik Wohlhauser, membro da Diretoria Executiva da Evonik, falando sobre o projeto. “Investindo localmente, ficamos mais próximos dos clientes, reforçamos a nossa posição nesses importantes mercados para o Biolys e damos mais um passo em direção ao nosso crescimento também no segmento desse aminoácido para nutrição animal”, acrescentou Wohlhauser.



Segundo o texto, o projeto brasileiro é uma extensão da bem-sucedida cooperação entre Evonik e Cargill, iniciada em Blair (Nebraska, EUA), onde a empresa alemã também produz em um local de propriedade da companhia norte-americana. Em paralelo ao investimento planejado no Brasil, a Evonik está duplicando a sua capacidade de Biolys na cidade norte-americana, onde a Cargill presta serviços relativos à planta e de logística, além de fornecer matérias-primas. “Nossa cooperação com a Cargill é excelente”, afirma Walter Pfefferle, diretor da linha de negócios Bioproducts e responsável pelo negócio de Biolys da Evonik.

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik