A empresa familiar alemã Grünenthal, especializada em medicamentos, adquiriu nessa semana a companhia privada paranaense Selfarma. O negócio faz parte do plano de metas da empresa de investir na América do Sul. O objetivo é alcançar uma parcela de 30% da receita vinda da região até 2015.
O CEO da Günenthal, Harald Stock, já havia anunciado no último mês a intenção de estabelecer empresas próprias no Brasil e na Argentina. Para ele, “a América Latina é o segundo pilar da empresa e será nos próximos anos o motor de crescimento”.
No ano passado, a companhia alemã cresceu 24% no mercado latinoamericano, chegando a € 133 milhões em vendas, enquanto na Europa o aumento foi de apenas 8,5%. O mercado brasileiro representa 50% das vendas de produtos farmacêuticos de toda região.
O preço da transação com a Selfarama não foi divulgado e após a compra a empresa passará a se chamar Selfarma Grünenthal do Brasil.
O Grupo Grünenthal está presente em 35 países e tem sua sede em Aachen, Alemanha. Com volume de negócios de € 910 milhões em 2010, seus produtos são distribuídos em mais de 100 países.