Fette Compacting inaugura Competence Center


Presente há dez anos no Brasil, a alemã Fette Compacting, fabricante de máquinas compressoras destinadas aos setores farmacêutico e alimentício, entre outros, acaba de inaugurar, em Campinas (SP), o seu novo Competence Center. O local também abrigará o escritório de sua subsidiária brasileira, até agora sediada na capital paulista. As comemorações contaram com a presença de Angelica Bengel e Franziska Eichel, membros da família fundadora da companhia, do Prefeito de Campinas, Pedro Serafim, além de Michael Heinrich, CEO da LMT, grupo do qual a empresa faz parte, Olaf Müller, CEO da Fette Compacting, e Edilson Viola, presidente da filial brasileira.      



No novo Competence Center serão oferecidos treinamentos para clientes em salas que simulam o ambiente das indústrias e com os mesmos equipamentos de produção de comprimidos. “Além do treinamento, o centro de competência em Campinas está habilitado a realizar o recondicionamento completo de nossas máquinas, assim como testes com novos formatos de apresentação para a produção dos medicamentos desenvolvidos pelo mercado”, informou Edilson Viola, presidente da Fette Compacting no Brasil.



A escolha de Campinas para sediar a nova unidade levou em consideração a facilidade de acesso à região, a proximidade a alguns clientes, a disponibilidade de mão de obra qualificada, além da excelente estrutura de serviços. “Essa unidade atenderá toda a América do Sul e Cuba, tendo como principal missão ser um centro de competência, a exemplo daqueles que a Fette possui na Alemanha, Estados Unidos, Índia e China”, disse Viola.



Raio X da empresa



Com 60 anos de existência, a Fette Compacting desenvolve e constrói sistemas que englobam todos os equipamentos técnicos necessários para o processo de compressão. Ela atende às necessidades das indústrias farmacêutica, alimentícia, de agentes de limpeza, explosivos e baterias, entre outros. A sede fica em Schwarzenbeck (Alemanha), onde também está localizada a sua mais importante unidade de produção.



Em 2011, o faturamento da Fette Compacting foi de cerca de € 300 milhões, empregando 1,8 mil funcionários. Atualmente, mais de 90% da produção de equipamentos do grupo é comercializada fora da Alemanha. Segundo Franziska Eichel, membro da família fundadora da empresa, a subsidiária brasileira tem-se destacado e, no período 2010/2011, os seus resultados quase triplicaram.



Novo modelo



Durante a inauguração, foi apresentado ao mercado brasileiro o modelo FE55, equipamento lançado mundialmente pela Fette na Interpack 2011 – Feira Internacional de Embalagens, realizada em Dusseldorf (Alemanha). Trata-se de uma nova geração de máquinas que se caracteriza pela eficiência e facilidade de operação, atendendo às demandas da indústria farmacêutica. Construído em aço inoxidável, o FE55 pode produzir até 500 mil comprimidos por hora.



Segundo dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo – Sindusframa, o Brasil já ocupa a 6a posição no ranking mundial da categoria. Em 2011, foram comercializados nos País mais de 2 milhões de caixas de remédios.

Divulgação / Fette
Divulgação / Fette