A Hamburg Süd celebrou, no último dia 28 de setembro, os 125 anos da assinatura da carta de D. Pedro II que autorizava a empresa a atuar em águas brasileiras. A data é de grande importância para a armadora alemã, pois foi quando se reafirmou a parceria para o desenvolvimento da economia do Brasil.
A carta é considerada um fato inédito para a época por se tratar de um acordo entre um chefe de estado e uma empresa particular. Fundada em 1871, a empresa tinha como principal atividade o transporte de imigrantes da Europa para o Brasil.
“Estamos presentes no mercado nacional há 142 anos. Atualmente, o tráfego de cargas entre Europa e Brasil continua sendo um dos nossos principais negócios”, ressalta Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd.
Para comemorar essa parceria de mais de um século e também a Temporada da Alemanha no Brasil, a Hamburg Süd está preparando uma exposição sobre a história da empresa e a relação de proximidade entre os dois países, com previsão de lançamento em novembro.
Sobre a Hamburg Süd
Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas.
Em 2012, a empresa movimentou 3,3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.