A Hamburg Süd anunciou que vai receber, em 2013, seis novos porta-contêineres idênticos com capacidade para 9.600 TEUs que serão entregues pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries, na Coreia do Sul. Os navios entrarão no serviço da Costa Leste da América do Sul, e o primeiro deve chegar ao Brasil na metade do ano. O anúncio foi feito pelo diretor-superintendente da Hamburg Süd e da Aliança Navegação e Logística, Julian Thomas, nesta terça-feira (2), durante a feira Intermodal South America, em São Paulo.
De acordo com o executivo, os navios serão os maiores em operação na América Latina, com 1.700 tomadas para transportar carga refrigerada. “O emprego de navios de grande capacidade na costa brasileira está a pleno vapor, principalmente, para acompanhar o crescimento do mercado mundial e atender a forte demanda do comércio. As novas embarcações foram desenhadas especialmente para operar em portos com limitações como os da costa brasileira”, afirmou Thomas.
Conforme a Hamburg Süd, a nova série de navios, denominada “Cap San”, foi construída utilizando os mais modernos conceitos de engenharia naval, com destaque para a tecnologia ambiental, projetada para uma velocidade de 21 nós, enquanto a maioria dos outros porta-contêineres com a mesma capacidade opera com velocidades maiores. A empresa ressalta que, com a otimização dos motores, a potência é reduzida para 40.670 quilowatts, o que melhora o desempenho operacional gerando um efeito positivo no consumo de combustível.
A Hamburg Süd atua regularmente em 14 portos brasileiros, opera 46 porta-contêineres nos serviços que atendem o Brasil, e movimentou 900 mil TEUs no País em 2012.
Aliança investe em Terminal Retroportuário em Itapoá
Também na Intermodal, Julian Thomas anunciou que, para atender às necessidades do mercado com uma ênfase maior no negócio terrestre, a Aliança Navegação e Logística conta agora com uma nova empresa, a ATM (Aliança Transporte Multimodal), que iniciará as atividades com a abertura de um terminal retroportuário localizado a quatro quilômetros do Porto Itapoá, em Santa Catarina.
De acordo com o executivo, com investimento de R$ 27 milhões, a primeira fase, que será destinada apenas para contêineres vazios, começará a operar em meados de junho de 2013. Em uma área construída de 66 mil metros quadrados, o terminal retroportuário terá capacidade operacional para 7 mil TEUs, sendo aproximadamente 900 TEUs para carga refrigerada. A previsão é de que o local esteja em plena operação em setembro.
“Com a ATM Logística, teremos condições de oferecer serviços com custos competitivos, agilidade, pontualidade e foco no negócio do cliente, visando à demanda de transporte de cargas gerada com a abertura do Porto Itapoá”, explicou Thomas, também diretor-superintendente da ATM Logística.
Segundo ele, no local será possível trabalhar com contêineres cheios, vazios e refrigerados. As principais cargas movimentadas são madeira, papel, produtos metalúrgicos, tabaco, arroz, bebidas, resinas e fibras. Entre os serviços oferecidos destacam-se armazenagem, transporte, ova e desova de contêineres, recebimento e preparação da carga para embarque.
Thomas revelou ainda que a ATM tem planos de investir em projetos semelhantes em Manaus e em Suape (PE). ” Em Manaus, já temos um projeto concreto, a Suframa [Superintendência da Zona Franca de Manaus] já nos cedeu um terreno para fazer isso”, disse o executivo. A área, de 100 mil metros quadrados, já está reservada, mas as obras ainda não começaram, e o terminal retroportuário não deve entrar em operação antes de 2016, com um investimento que deve ser um pouco maior do que o de Itapoá. Em relação a Suape, a empresa ainda aguarda a inauguração do novo terminal de contêineres do porto para estudar melhor o projeto.