Hamburg Süd amplia frota

Apostando no aquecimento do mercado entre Brasil e Ásia, a Hamburg Süd traz ao País a sua nova classe de navios, denominada “Santa”, que contará com 10 porta-contêineres idênticos, com capacidade para 7,1 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) cada.


O primeiro da frota, o “Santa Clara”, chegará nesta quarta-feira (10) ao Porto de Santos e atenderá aos portos de Itaguaí, Santos, Buenos Aires, Rio Grande e Paranaguá. Os outros nove navios serão entregues em 2011 e todos atuarão no serviço entre Ásia e Costa Leste da América do Sul, denominado NGX.


Dados de mercado apontam que o tráfego da Ásia na importação tem crescido entre 15% e 20% nos últimos anos, impulsionado pelo aquecimento da economia brasileira e o câmbio favorável. “O emprego de navios de grande capacidade na costa brasileira está a pleno vapor, principalmente, para acompanhar o crescimento do mercado mundial e atender a forte demanda do comércio”, ressalta Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd.


As embarcações da classe “Santa” são os porta-contêineres em operação que oferecem a maior capacidade para transportar carga refrigerada e são desenhados especialmente para operar em portos com limitações como os da costa brasileira.


De acordo com a Hamburg Süd, o aumento da frota deve continuar nos próximos anos. Até 2012, juntamente com a classe “Santa”, a capacidade total da empresa aumentará em torno de 80.000 TEUs.

Divulgação/Hamburg Süd
Divulgação/Hamburg Süd