A Hamburg Süd batizou, no porto de Santos (SP), nesta quinta-feira (26), o porta-contêineres Santa Ursula, considerado um dos maiores já construídos para a companhia alemã de transporte marítimo. A embarcação, de 300 metros de comprimento e 42,8 metros de largura, tem capacidade para 7.100 TEUs (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés). Segundo o grupo, ela vai contribuir para a crescente demanda por exportações brasileiras de frutas frescas, legumes, carnes, aves, bulbos de flores e produtos farmacêuticos.
Entregue em março pelo estaleiro sul-coreano DSME, o Santa Ursula faz parte de uma série de dez navios com as mesmas características, dedicados ao comércio entre a Ásia, o Sul da África e a Costa Leste da América do Sul. A próxima embarcação da classe será batizada em agosto, na China. Em suas operações no Brasil, o Santa Ursula escalará (atracará) nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Itapoá (SC) e Rio Grande (RS).
De acordo com o diretor-superintendente da Hamburg Süd no Brasil, Julian Thomas, a Costa Leste da América do Sul é, atualmente, o maior mercado da companhia, e representou 25% de toda a sua movimentação no ano passado, de 3,1 milhões de TEUs. Para este ano, o dirigente espera que o fluxo comercial da empresa na região cresça em torno de 4% em exportações e 5% em importações.
Em relação às próximas aquisições do grupo, Thomas destacou que já foram encomendados seis navios com capacidade para 9.600 TEUs. O primeiro deve ficar pronto em meados de 2013, e vai operar provavelmente na linha da Costa Leste da América do Sul com a Ásia.
Santos
“Não há melhor lugar para batizar o Santa Ursula do que o porto mais significativo da América Latina: Santos. Apenas em 2011, 1,8 milhão de TEUs foram movimentados aqui, o que representa 29% de todas as exportações e 32% de todas as importações do Brasil”, ressaltou o CEO mundial da Hamburg Süd, Ottmar Gast, presente à cerimônia.
Segundo o executivo, a companhia tem sete rotas de serviço que passam pelo porto paulista. “No ano passado, nós realizamos um recorde de 740 escaladas em Santos, o que representa uma média de dois navios da Hamburg Süd ancorados aqui por dia”, afirmou.
Em seu discurso, Gast se mostrou otimista, apesar das “águas turbulentas” pelas quais passa a navegação de carga – sendo dois dos principais problemas a capacidade ociosa dos navios e os custos crescentes do combustível (que subiram 30% na comparação com o ano passado). “Não só passamos por diversas crises econômicas antes, como saímos delas mais fortes”, completou.