Em comunicado divulgado no Brasil nesta quarta-feira (02), a Hamburg Süd observa que o crescimento da economia global e do transporte marítimo de cargas em 2013 foi ligeiramente inferior ao ano anterior. “Mesmo diante desse cenário, a capacidade mundial de transporte e a construção de novos navios aumentaram. Os fretes, na maioria das rotas, continuaram em queda”, diz o texto.
Segundo o comunicado, os problemas operacionais nos portos do Brasil contribuíram para um crescimento menos expressivo dos negócios da Hamburg Süd e da empresa brasileira Aliança Navegação e Logística. O aumento na movimentação de contêineres com relação ao ano anterior foi de 1%, totalizando 3,3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A queda nos fretes e a depreciação do dólar em relação ao euro fizeram com que o volume de negócios da empresa apresentasse uma queda de 4%, totalizando € 5,3 bilhões.
Com 4.491 funcionários, o Grupo Hamburg Süd apresentou praticamente o mesmo número de colaboradores de 2012. Incluindo as tripulações terceirizadas, a quantidade de profissionais chegou a 5.159.
Em 2013, a empresa realizou investimentos de aproximadamente € 450 milhões, valor acima do registrado em 2012 (cerca de € 247 milhões). O montante foi direcionado, principalmente, para pagamento dos novos porta-contêineres que foram adquiridos, entre eles, 12 com capacidade entre 9 mil TEUs e 9.600 TEUs, e quatro de 3.800 TEUs.
A frota da empresa terminou 2013 com um total de 154 navios, sendo 45 deles próprios. Durante o ano passado, entraram em operação os primeiros quatro navios com capacidade para 9.600 TEUs e 2,1 mil tomadas para contêineres refrigerados, os maiores em operação no Grupo Hamburg Süd, e que foram empregados nos serviços entre Ásia, Europa e Costa Leste da América do Sul. Já a Aliança Navegação e Logística renovou a frota de cabotagem com quatro navios com capacidade para 3.800 TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados.