Hospital Alemão Oswaldo Cruz completa 115 anos


Nesta quarta-feira (26), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) completa 115 anos de existência. Fruto do empenho de um grupo de imigrantes de língua alemã, liderado pelo empresário e então cônsul honorário da Alemanha Anton Zerrener, o hospital foi fundado em 26 de setembro de 1897, em São Paulo.



O objetivo, segundo informações do site do HAOC, era constituir uma instituição de saúde que atendesse integrantes da colônia e a população em geral, como forma de retribuição pelo acolhimento que receberam quando desembarcaram no Brasil.



Também de acordo com o site, o terreno próximo à avenida Paulista, ainda com características rurais, foi adquirido em 1905, após campanhas de arrecadação de fundos. Esses recursos viabilizaram, 17 anos depois, a efetiva construção do projeto arquitetônico de Curt Hildebrand, que hoje caracteriza o complexo do hospital, no bairro do Paraíso, na capital paulista.



Atualmente, a instituição tem quase 97 mil m² de área construída, 221 leitos para internação e 34 leitos UTI, e conta com 1.829 colaboradores e 5.111 médicos credenciados.



Desde 2007, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz sedia as instalações e laboratórios do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. Maior instituição sem fins lucrativos de pesquisa em câncer do mundo, o instituto possui sedes em Nova York (EUA) e Zurique (Suíça). Mundialmente, sua estrutura é composta por nove filiais e 30 instituições afiliadas em diversos países. A única representação do Instituto Ludwig na América do Sul fica no Brasil, no HAOC.



“Unimos a tradição da trajetória do hospital, mantendo valores que nos acompanham desde a fundação, à preocupação em investir em equipamentos e estruturas modernas, que beneficiem nossos pacientes”, declara José Henrique do Prado Fay, superintendente executivo do HAOC.



Para comemorar a data, nas próximas semanas, a instituição vai inaugurar uma exposição permanente com painéis que destacam sua tradição, seus fundadores e conquistas. A exposição será de livre acesso e ficará propositalmente localizada no jardim em frente à fachada original do hospital, construída em 1897. Além disso, foi lançado  o novo slogan “Novo. Sempre.”,  que será utilizado em todos os materiais de comunicação e papelaria.

Divulgação
Divulgação