Inovação em isolamento de galpões

Galpões industriais, centrais de distribuição, shoppings centers e instituições de ensino localizados em países com clima tropical como o Brasil, geram grandes dores de cabeça para os executivos de facilities e gestores da área de manutenção e solução civil quando o assunto é lidar com os problemas causados pelo calor ou com os elevados custos de energia em ambientes climatizados.

Nos galpões não climatizados, o desafio é manter a temperatura interna dentro de limites que ofereçam conforto térmico com boas condições de trabalho e produtividade e em algumas atividades controle de temperatura do estoque, produção e armazenamento dos produtos. Nos ambientes climatizados, o desafio é adotar soluções sustentáveis que reduzam o alto consumo de energia elétrica com refrigeração do ar.

Uma solução da Elo Nanotecnologia promete ajudar a solucionar essas questões. Com a nanotecnologia as empresas podem gerar conforto térmico, reduzir o pico da demanda em prédios climatizados, diminuir custos com manutenção do telhado e ainda optar por uma solução alinhada à sustentabilidade por meio de uma tecnologia de isolamento térmico, aplicada em forma de tinta nos telhados e paredes de seus galpões.


Ao refletir os raios solares, este revestimento refletivo diminui a temperatura interna, aumentando a segurança e qualidade no ambiente de trabalho. Essa novidade pode ser aplicada em diversos tipos de substratos: telha metálica, concreto, fibrocimento, cerâmica, fibra de vidro e alvenaria.


Produzida a base de água e com tecnologia avançada, a tinta com nanotecnologia forma um filme resistente, extremamente leve que diminui a carga e ainda protege os telhados aumentando sua durabilidade.


Ao eliminar ou diminuir a necessidade do uso de climatizadores, reduz ainda a emissão de gases de efeito estufa. Em países como Estados Unidos e Austrália, nos quais as temperaturas são bem mais amenas que no Brasil, a tinta refletiva integra, inclusive, plataformas de sustentabilidade de algumas cidades e estados. É a utilização dos chamados “cool roofs”, que tem como propósito a diminuição de calor das estruturas visando menor consumo de energia e consequentemente menor geração de poluentes que influenciam no aquecimento global.


Tamanha é a capacidade da tinta refletiva de reduzir consumo de energia que, nos Estados Unidos, é utilizada como ferramenta para se alcançar maior eficiência energética nas edificações. Prova disto é a inclusão do produto em uma categoria no Energy Star, algo equivalente ao Procel no Brasil, voltada a produtos para telhados com capacidade de reduzir consumo de energia. O Energy Star preconiza que o telhado é o lugar ideal para se começar a reduzir custos com energia.

Divulgação Elo Nanotecnologia
Divulgação Elo Nanotecnologia