ISCBA divulga atuação em 2014


O Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA), organização sem fins lucrativos parceira da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, divulgou no início de dezembro um relatório sobre sua atuação em 2014. Seu objetivo é realizar e fomentar projetos culturais, sociais e esportivos por meio de Leis de Renúncia Fiscal (incentivos fiscais).


Segundo o ISCBA, neste ano foram realizadas quatro iniciativas próprias: o Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha; a 2ª edição do Seminário sobre Leis de Renúncia Fiscal – Transformando Impostos em Responsabilidade Social e Marketing Institucional; o Seminário Mercado e Inclusão – Formação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência; e a publicação Incentivos Fiscais Culturais, Esportivos e Sociais no Brasil.


Além dessas, também apoiou outros cinco projetos junto a empresas e proponentes parceiros: a publicação Relações Brasil-Alemanha na Época Contemporânea, da Editora Brasileira (Hochtief e Evonik); Inclusão Produtiva de Jovens e Pessoas com Deficiência em Áreas Urbanas, no Instituto Oportunidade Social (Hochtief); Programações 2013 e 2014 do Mozarteum Brasileiro (BASF e ThyssenKrupp); Projeto Karatê – Saúde e Inclusão pelo Esporte e Pesquisa sobre Deficiência Intelectual, no Instituto Olga Kos (Hochtief); Túnel da Ciência – Vem com a Gente, Grupo ASAS (ThyssenKrupp).


“O Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha nasceu com a proposta de fomentar a realização de projetos voltados a crianças, idosos e algumas áreas da saúde e que agreguem benefícios às empresas por meio das Leis de Renúncia Fiscal. Assim, atuamos como uma plataforma de aproximação entre as partes, buscando apresentar oportunidades e soluções estratégicas para as ações de Responsabilidade Social e Marketing Institucional”, afirma Klaus-Wilhelm Lege, presidente do instituto.


A iniciativa Atletas do Futuro é uma parceria com o Esporte Clube Pinheiros, que visa unir esforços de empresas e instituições alemãs e brasileiras no desenvolvimento do paraesporte brasileiro e também incentiva a formação esportiva e contribui para a inclusão social e capacitação profissional de pessoas com deficiência. O programa foi iniciado no primeiro semestre do ano.


De acordo com a organização, o projeto oferece, além do treinamento esportivo, assistência hospitalar, assistência de próteses e órteses, cursos de inglês e cursos e apoio para o desenvolvimento profissional a dezessete atletas (de alto rendimento e novos talentos em desenvolvimento). Para os próximos dois anos, está prevista a ampliação do programa e a preparação dos esportistas para competições nacionais e internacionais, com foco nas Paralimpíadas Rio 2016.


Em agosto, o ISCBA promoveu o Seminário Mercado e Inclusão – Formação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência. Nele, foram discutidos assuntos ligados ao tema, como a realidade brasileira para as pessoas com deficiência, aspectos legais e algumas formas de inclusão e capacitação.


“O objetivo principal dessa ação foi criar uma plataforma de discussão sobre essa realidade e trazer o know-how de cada parceiro. Dessa forma, pudemos identificar necessidades e parcerias em potencial para que continuemos a promover projetos de inclusão social junto às empresas que atendemos”, conclui Bruno Vath Zarpellon, coordenador do ISCBA.


Já em novembro, o ISCBA encerrou as atividades do ano com a segunda edição do Seminário sobre Leis de Dedução Fiscal – Transformando Impostos em Ações de Responsabilidade Social e Marketing Institucional, que focou nas legislações, além de abordar questões relacionadas como seus efeitos contábeis e as vantagens para os investidores.


O encontro contou ainda com o lançamento da publicação Incentivos Fiscais Culturais, Esportivos e Sociais no Brasil, que apresenta as principais Leis de Renúncia Fiscal no País e suas bases legais – a publicação é uma parceria entre o ISCBA e o escritório Demarest Advogados. Fora isso, busca esclarecer todos os processos envolvidos na concessão dos benefícios e os limites disponíveis, por meio de informações claras e didáticas, além de tabelas e exemplos.


Reativado em 2012, o Instuto Sócio Cultural Brasil-Alemanha já teve mais de 20 projetos realizados e mais de 60 empresas atendidas, entre elas Allianz, BASF, Continental, Evonik, Voith, Hamburg Süd, Hochtief, Mercedes-Benz, Bosch, Stihl, ThyssenKrupp, Volkswagen do Brasil, ZF, Ottobock, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre outros.


Para mais informações, acesse: http://www.iscba.com.br/

Divulgação ISCBA
Divulgação ISCBA