Após consultar três mil usuários de lavadoras de alta pressão no país, a Kärcher, empresa Alemã líder mundial de soluções em limpeza doméstica e profissional, desenvolve família com 10 novos produtos para atender às necessidades específicas do mercado brasileiro. Com base nas indicações, características como formas compactas e espaço para acessórios foram incorporadas aos 10 modelos das linhas K2 e K3, que foram implantadas no último lançamento da categoria.
A pesquisa, feita com usuários de Porto Alegre (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP), ajudou a Kärcher a entender que lavadora de alta pressão é vista mais como um eletrodoméstico do que como uma ferramenta. “Em outros mercados, o produto só precisa ser robusto. Seus atributos têm de reforçar a capacidade de limpeza. E não precisa ser bonito, pois é guardado num depósito. Mas os lares brasileiros são diferentes. O produto é guardado à vista das pessoas. O consumidor quer uma lavadora compacta, econômica, eficiente, bonita, leve, fácil de transportar e guardar”, diz Abilio Cepêra, diretor-geral da empresa.
Desde o lançamento, em dezembro de 2013, as novas lavadoras K2 e K3 já venderam mais de 100 mil unidades. Em 2014, a K2.600 Comfort, um dos produtos da linha, terá uma edição comemorativa dos 40 anos da Kärcher no Brasil. O modelo é acompanhado de uma camiseta promocional e selo da campanha.
Recentemente, a Kärcher, pensando na expansão no Brasil e na América Latina, inaugurou uma fábrica em Vinhedo (SP) com investimento de R$ 80 milhões. A planta entra em operação com capacidade produtiva de 600 mil equipamentos por ano, 30% maior que a da antiga unidade.