Knorr-Bremse em prol da remanufatura


A Knorr-Bremse, líder mundial na fabricação de sistemas de freios e controles para veículos comerciais rodoviários e ferroviários, comemora dez anos de remanufaturadas no Brasil. Em uma década, realizando com sucesso esse processo dentro de suas instalações, a empresa chegou à marca de 250 mil peças remanufaturas e recuperou cerca de 700 toneladas de matérias primas, entre alumínio e ferro. Com crescimento médio de 30% ao ano, a área de remanufatura da empresa no País tem capacidade atual para processar 3,5 mil peças por mês. O balanço fortalece o compromisso da Knorr-Bremse com a sustentabilidade global.

“Implantamos a remanufatura no mercado brasileiro como uma grande iniciativa de recuperação de peças usadas, motivados por uma tendência de sustentabilidade mundial. Iniciamos com compressores, mas ao longo dos anos, incluímos no processo os freios a disco, válvulas, acionamentos e servo embreagens. No primeiro semestre de 2015, a empresa introduziu nesse processo cilindros combinados (piggyback). Ainda este ano será lançado o caliper de freio a disco SN5 para aplicações de sete a dez toneladas em veículos comerciais, que também será mais uma excelente opção de peça remanufatura para o usuário. A Knorr-Bremse continuará investindo em infraestutura e tecnologia, visando a expansão desse processo com padrão de qualidade global”, disse Pedro Orlando, gerente de engenharia da Knorr-Bremse.


Para Jefferson Germano, gerente de aftermarket para o Brasil e América Latina da Knorr-Bremse, a economia de recursos é um dos grandes benefícios do processo, fundamental para a preservação do meio ambiente. “Durante todo o processo de remanufatura, os resíduos têm um descarte correto por meio de práticas em conformidade com as leis ambientais. Em dez anos, a Knorr-Bremse recuperou aproximadamente 700 toneladas de matérias primas. Isto equivale a cerca de 30 caminhões pesados (trucks) com carga máxima de 23 toneladas cada, numa fila de mais de 400 metros!”, comentou.


Além de contribuir para a sustentabilidade global, a remanufatura de peças na Knorr-Bremse tem o objetivo de oferecer ao mercado produtos com garantia, procedência e originalidade, incluindo atualizações tecnológicas de fábrica a um custo mais acessível aos usuários – já que o preço do item neste processo é mais baixo do que um produto novo. “A remanufatura de produtos é um processo realizado 100% dentro das nossas instalações. As peças usadas que chegam à fábrica passam por um criterioso processo de restauração, o qual inclui a desmontagem de todos os itens do componente, inspeção e lavagem das peças.


Substituímos os itens não mais utilizáveis por outros novos, considerando todas as atualizações tecnológicas. O processo é finalizado com a montagem da peça e testes finais de qualidade. O produto sai da fábrica certificado com a mesma garantia de um item novo. Por isso, nossos produtos remanufaturados são tão seguros, confiáveis e ajudam a estender a vida útil dos veículos”, destacou Germano.


A Knorr-Bremse conta com um eficiente programa de logística reversa, pois o retorno da peça usada à fábrica é vital para a remanufatura. Para incentivar a sustentabilidade e manter o processo vivo, o usuário compra o produto remanufaturado a base de troca com a peça usada. Com isso, a empresa promove a conscientização sobre a importância do descarte correto, por meio da sua devolução à fábrica.


Para fortalecer as ações nesse mercado, a Knorr-Bremse firmou parceria com a ANRAP – Associação Nacional de Remanufaturadores de Autopeças – uma instituição sem fins lucrativos, fundada há vinte anos, que reúne dez dos principais fabricantes de autopeças da indústria automotiva. De acordo com a ANRAP, em 2014, o setor de produtos remanufaturados cresceu cerca de 15%. “Acreditamos na importância de um trabalho conjunto para disseminar o conceito e os benefícios desse processo no mercado, tanto para uma manutenção mais segura dos veículos como para a preservação ambiental”, finalizou Jefferson.


Pela décima vez consecutiva, a Knorr-Bremse conquistou recentemente o título de “Melhor Marca na Indústria de Veículos Comerciais“, na categoria “freios”, eleita por leitores das três revistas publicadas pela editora EuroTransportMedia (ETM), uma das mais importantes da Europa.

Divulgação Knorr-Bremse
Divulgação Knorr-Bremse