Lanxess pretende aumentar produção no Brasil

A companhia química Lanxess anunciou a realização de novos projetos para aumentar a capacidade de produção de sua planta em Porto Feliz, no interior de São Paulo, responsável pela fabricação de pigmentos inorgânicos.

O objetivo é que, com as mudanças, o local se torne um centro de especialidades químicas equipado com tecnologia de última geração para desenvolvimento e fabricação dos produtos.

A empresa alemã opera quatro fábricas no Brasil, mas planeja implantar uma nova unidade de plásticos de engenharia também em Porto Feliz, com capacidade de produção de 20 mil toneladas métricas por ano. No mesmo local, será construída uma instalação destinada à fabricação de aditivos de borracha, gerando 170 mil toneladas métricas por ano do produto.

Ambas as atividades devem ter início em 2013, e exigem investimentos de US$ 40 milhões.

Na sede de Triunfo, Rio Grande do Sul, a Lanxess deve ampliar sua confecção de borrachas sintéticas, além de instaurar duas novas linhas de produção em série. Para essa expansão, estão cotados investimentos de US$ 3 milhões. Em Triunfo, também são produzidos aditivos para petróleo e plastificantes.

Por enquanto, somente as instalações da companhia situadas em Cabo de Santo Agostinho, no nordeste brasileiro, e Duque de Caxias, na baixada fluminense, não receberão novos investimentos.

Lanxess/Divulgação
Lanxess/Divulgação