Lanxess tem nova fábrica em Porto Feliz

A unidade de negócios Rhein Chemie da Lanxess abriu uma nova fábrica em Porto Feliz, interior de São Paulo, onde produzirá bladders de alta performance Rhenoshape, que são utilizados na fabricação de pneus. Cerca de 170 mil bladders podem ser produzidos anualmente na nova unidade.

Segundo a companhia alemã, a Rhein Chemie já produz aditivos de borracha ligados a polímeros Rhenogran em Porto Feliz há mais de dez anos. Uma expansão para incluir equipamentos avançados para a fabricação de aditivos de borracha ligados a polímeros será realizada no ano que vem. O projeto representa um investimento de cerca de € 10 milhões e vai criar até 60 novos empregos em Porto Feliz.

“O Brasil é a sexta maior economia do mundo, e é o maior e mais importante mercado da América do Sul para a Rhein Chemie. Por isso, é natural que o nosso maior foco seja no fornecimento de produtos sofisticados e de alta tecnologia para as indústrias automotiva e de pneus do Brasil”, disse Anno Borkowsky, CEO e Presidente da Rhein Chemie Rheinau GmbH, na cerimônia de inauguração. “Nossos clientes dão muito valor à sua capacidade de obter os bladders Rhenoshape de nossas unidades aqui no Brasil. Desta forma, faz todo o sentido para nós construir esta fábrica”.

De acordo com informações da Lanxess, a Rhein Chemie entrou no mercado de bladders há menos de dois anos e meio, com a aquisição da empresa argentina Darmex, e já ampliou com sucesso sua capacidade de produção de bladders na Argentina. A compra da empresa Tire Curing Bladders, nos Estados Unidos, adicionou ao portfólio tamanhos especiais de bladders, como aqueles usados para pneus de caminhões e escavadoras, bem como bladders para máquinas de fabricação de pneus (Rhenobuild).

“A Rhein Chemie é hoje a maior fabricante independente de bladders no mundo. Nós também oferecemos aos nossos clientes a conveniência de ter um único local de aquisição de suprimentos, pois somos capazes de fornecer agentes desmoldantes, revestimentos de bladder e tintas de marcação da banda de rodagem de pneus a partir de uma única fonte. E quando olhamos para as perspectivas para os nossos mercados nos próximos anos, ficamos muito otimistas”, concluiu Borkowsky.

Sobre a Rhein Chemie

A Rhein Chemie é uma subsidiária de propriedade integral do grupo de especialidades químicas alemão Lanxess. A companhia desenvolve, produz e comercializa aditivos, produtos químicos de especialidade e produtos de serviço para as indústrias de lubrificantes, borrachas e plásticos. Em 2012, a Rhein Chemie obteve um faturamento de € 344 milhões e conta com aproximadamente 1.100 funcionários no mundo todo. A empresa tem sede em Mannheim, na Alemanha, e possui unidades de produção na Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul.

Divulgação Lanxess
Divulgação Lanxess