Lufthansa apresenta resultados de 2010

A Deutsche Lufthansa AG apresentou nessa quinta-feira (17) o balanço para o exercício de 2010. Além do aumento no faturamento, o lucro operacional chegou a € 876 milhões, resultado cinco vezes maior do que o de 2009 que foi de €130 milhões.


O balanço mostra um sólido desenvolvimento do grupo que conseguiu compensar as dificuldades enfrentadas ao longo do ano como o inverno severo, a greve dos pilotos e as interdições do espaço aéreo ocasionadas pela erupção do vulcão na Islândia. A reversão foi possível devido ao aumento da demanda e das vendas no transporte internacional de passageiros e na carga aérea, bem como ao sucesso das medidas de redução de custos em todas as áreas do grupo.


O presidente da companhia, Christoph Franz, relatou sua satisfação com os resultados e declarou que a Lufthansa aprendeu com as crises do passando mantendo, em 2010, a flexibilidade financeira e operacional além da disciplina de custos.


A maior contribuição para os bons números do grupo em 2010, veio da Lufthansa Passage (setor de transporte de passageiros) que obteve lucro operacional de € 382 milhões. Em 2009 essa mesma área registrou perda operacional de €107 milhões. A retirada de aviões com apenas 50 assentos da frota foi decisiva para essa recuperação. Investimentos também foram feitos para aumentar a contribuição dessa área na empresa como o inicio das operações de quatro aviões modelo A380 equipados com a nova First Class e a introdução da nova cabine em rotas continentais dentro da Europa.


O Grupo prevê dificuldades em 2011, já que as empresas euopeias concorrentes também estão se fortalecendo. Franz comentou que “a taxa de tráfego aéreo atinge sensivelmente as companhias aéreas alemãs e européias e seus passageiros. Os custos do combustível batem níveis recorde. E também não estamos protegidos contra os efeitos de turbulências políticas, ataques terroristas ou catástrofes naturais”. Mesmo assim o presidente espera manter o curso de sucesso, nesse e no próximo ano, enfrentando os desafios apresentados.

Divulgação/ Lufthansa AG
Divulgação/ Lufthansa AG