É sabido que, quando uma aeronave decola, cada quilo supérfluo que ela carrega tem um impacto no consumo de combustível. Em um esforço para diminuir esse consumo e melhorar seu equilíbrio ambiental, a Lufthansa Cargo está focando em reduzir o peso das aeronaves através do uso de contêineres feitos de materiais compostos leves.
A empresa utiliza, por exemplo, novos contêineres LD3 com painéis laterais feitos de estruturas alveolares de polipropileno reforçado, resultando em contêineres até 15% mais leves que seus equivalentes de alumínio, além de serem mais robustos e necessitarem de menos reparos.
A Lufthansa Cargo vem substituindo os contêineres de alumínio pela versão mais leve desde o final de 2011. Em fevereiro de 2013, mais de 65% dos contêineres LD3 usados no deck de carga inferior dos aviões de carga e passageiros da frota do Grupo Lufthansa eram contêineres de nova geração. De acordo com a empresa, como a diferença de peso chega a 13 quilos por contêiner, isso torna a carga significativamente mais leve. Mais de 80% dos contêineres atualmente carregados em cada voo são contêineres de materiais leves, resultando em uma redução anual de emissões de CO2 de mais de 5.000 toneladas.
Até o final de 2013, a Lufthansa Cargo tem o objetivo de substituir todos os seus cerca de 5.600 contêineres LD3-padrão pela alternativa mais leve. Isso deverá enxugar o consumo anual de combustível em 2.160 toneladas, evitando, assim, a emissão de aproximadamente 6.800 toneladas de CO2 por ano. O Grupo Lufthansa vai operar, então, uma das maiores “frotas” de contêineres ultraleves do mundo, além de dar mais um passo em direção a uma de suas metas ambientais: reduzir emissões específicas em 25% até 2020 (tendo como base o ano de 2011).