Lufthansa investe em materiais mais leves


Nos últimos três anos, o setor de Cargas da companhia aérea alemã Lufthansa substituiu completamente sua frota de contêineres por outros mais leves, feitos de uma composição de materiais extremamente durável, usados em aeronaves de carga e de passageiros. A adoção desses novos contêineres economiza combustível e reduz as emissões de gases poluentes.


Segundo a empresa, o novo contêiner padrão é 15% mais leve que o anterior. A diferença de peso de cerca de 14 quilos leva, em até 500 mil movimentos por ano, a uma economia anual de combustível de aproximadamente 2 mil toneladas, que irá aliviar o meio ambiente em até 7 mil toneladas de CO2.


Comparados aos contêineres antigos, os novos de alumínio não são considerados apenas mais leves, mas também menos propensos a danos. “O novo contêiner consiste em quase 100% de plástico e é, mesmo assim, extremamente robusto e durável”, afirma Karl-Rudolf Rupprecht, diretor de Operações de Cargas na Lufthansa. Isso também contribui para uma redução nos custos de manutenção.


Com um total de 5.600 unidades, o Grupo Lufthansa tem a maior frota mundial de contêineres leves, usados tanto para o transporte de bagagem de passageiros como de remessas de cargas. Já em 2012, o setor de Cargas da empresa recebeu o prêmio ÖkoGlobe, de inovações em mobilidade sustentável, em reconhecimento ao seu comprometimento internacional com o meio ambiente.  

Divulgação Lufthansa
Divulgação Lufthansa