Lufthansa vai testar uso inovador do suco de limão

A Lufthansa vai testar um método de limpeza do sistema de esgoto dos banheiros dos aviões desenvolvido pela Austrian Technik, o braço de manutenção de aeronaves da Austrian Airlines, empresa do grupo alemão. De acordo com a Lufthansa, o novo método não é apenas amigável ao meio ambiente, mas também economiza tempo e dinheiro, e ganhou, recentemente, o Prêmio Ambiental da Cidade de Viena.

O Waliclean, como foi batizado, baseia-se em um princípio simples: uma solução de ácido cítrico comum e água morna é posta para circular no sistema de esgoto das aeronaves através de uma pressão negativa regulada. Uma vez que o sistema tenha passado por essa limpeza, ele é enxaguado com água limpa e esvaziado. A água utilizada nesse enxágue pode ser facilmente descartada através do sistema de esgoto comum.

No passado, segundo o grupo aéreo, três métodos de manutenção diferentes tinham que ser empregados diversas vezes ao ano para assegurar o funcionamento do sistema de esgoto, e o banho de ácido utilizado tinha que ser descartado de maneira especial. Com o Waliclean, a Austrian Airlines, que tem utilizado o método desde 2008, vai economizar mais de 7.000 litros de produtos químicos por ano. Hoje, 2.100 quilos de ácido cítrico compatível com o meio ambiente são utilizados no lugar dos químicos, o que conserva o ambiente, protege os funcionários e ajuda a melhorar significativamente os requisitos de armazenagem, transporte e descarte.

A redução de peso depois do uso do Waliclean é de cerca de 75 quilos no caso de um Boeing 777 da Austrian Airlines, o que leva a economias anuais de 44 toneladas de querosene por aeronave, o equivalente a aproximadamente 138 toneladas de CO2 que deixam de ser emitidas. Além disso, a utilização do novo método de limpeza também vai gerar economias financeiras, já que a aérea austríaca poderá reduzir em mais de 4.000 horas por ano o número de horas de trabalho necessárias para a limpeza.

A Lufthansa pretende colocar o sistema Waliclean em operação em suas aeronaves neste verão europeu.

 

Deutsche Lufthansa AG
Deutsche Lufthansa AG