MAN contribui para iniciativa de mobilidade urbana


Como parte do projeto UR:BAN, a MAN está em busca de formas de tornar os veículos comerciais mais seguros e eficientes para a condução da cidade. Depois de dois anos de trabalho, os pesquisadores vão apresentar os resultados da primeira fase do projeto na Alemanha.

Segundo a empresa, ao participar da iniciativa o intuito é contribuir para o aumento da eficiência e segurança nas estradas e toda sua pesquisa está centrada em torno do motorista. “Os motoristas estão dirigindo em condições de tráfego muito complicadas, o que faz com que os tempos de reação sejam curtos. Nossos objetivos neste projeto são analisar o movimento de tráfego usando sistemas inovadores e novas tecnologias e determinar estratégias de condução para otimizar o consumo de combustível, identificar situações de perigo e proteger os motoristas de possível erro humano”, explica Eberhard Hipp, chefe de pesquisa da MAN Truck & Bus, que coordena o projeto de pesquisa.

O projeto está estabelecido em três pilares: fatores humanos no trânsito, assistente de onda verde e visibilidade total. Ao considerar os fatores humanos os pesquisadores pretendem reduzir ao mínimo as distrações para o motorista ao diminuir as informações que sistema fornece. A partir daí os dados devem ser enviados de forma intuitiva. A próxima etapa inclui a apresentação de um protótipo com os resultados do trabalho.


Já o assistente de onda verde quer otimizar a direção enquanto o semáforo está verde, economizando tempo e combustível. Isso é possível por meio de sistemas que se comunicam com o sistema de semáforos e enviam informações para o veículo que trafega na velocidade ideal para reduzir as paradas e saídas. O projeto UR:BAN está trabalhando nessa frente com duas cidades-modelo: Düsseldorf e Kassel.

O foco em visibilidade total busca facilitar situações complexas que principalmente motoristas de ônibus e caminhões enfrentam em sua rotina. São áreas estreitas, desembarque de passageiros, saída com segurança nas paradas de ônibus, pedestres, ciclistas e mudanças de faixa. A intenção é combinar em uma única tela diversas imagens geradas por câmeras espalhadas pelo veículo de forma que o motorista possa olhar de relance.

UR:BAN é uma iniciativa conjunta envolvendo 31 empresas, universidades, institutos de pesquisa e cidades. Eles estão trabalhando em conjunto para desenvolver sistemas de assistência ao motorista e de gestão de tráfego para melhorar a mobilidade em áreas urbanas. O objetivo é o tráfego urbano eficiente e seguro, que flui livremente. O orçamento global atribuído ao projecto é de € 80 milhões, com o Ministério Federal da Economia e Energia (BMWi, na sigla em alemão) fornecendo 50% do financiamento. O projeto será executado até 2016.

Divulgação MAN
Divulgação MAN