Melitta quer faturar R$1,2 bi no Brasil até 2016

A Melitta do Brasil anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), em São Paulo, que visa alcançar um faturamento bruto de R$ 1,2 bilhão até 2016. “Se compararmos os negócios de café e filtros, entre 2010 e 2012, podemos observar um crescimento acelerado de 25% no período”, afirmou Bernardo Wolfson, presidente da Melitta do Brasil, que falou à imprensa juntamente com Stephan Bentz, membro do Conselho Administrativo da Melitta mundial e neto da fundadora da companhia alemã, que iniciou suas atividades em 1908, na cidade de Dresden, e chegou ao Brasil em 1968.

No ano passado, a receita bruta da empresa no Brasil – com cafés, filtros e acessórios, papéis industriais e o novo produto Melitta Wake – foi de R$ 812 milhões, uma alta de 13% em relação a 2011. A expectativa para 2013 é manter a expansão, por volta de 11%, e chegar a R$ 902 milhões. Atualmente, 98% do faturamento da empresa são provenientes dos produtos com as marcas Melitta e Bom Jesus. Os cafés de ambas as marcas são produzidos nas fábricas da companhia em Bom Jesus (RS) e Avaré (SP), enquanto os filtros e papéis industriais são produzidos em Guaíba (RS). A receita bruta da Melitta do Brasil em 2012 representou 20% do faturamento global do grupo alemão.

Investimentos

Para apoiar o crescimento dos segmentos de café e filtro, além do lançamento do produto Melitta Wake, foram investidos, entre 2011 e 2012, R$ 100 milhões em marketing, pesquisas e promoções. “Pretendemos manter o crescimento em 2013. Nosso orçamento neste ano supera os R$ 70 milhões em propaganda, ações com consumidores, trade e pesquisa de mercado para todos os produtos da empresa. Também investiremos nas fábricas de Avaré, Bom Jesus e Guaíba, além de mudar o escritório em São Paulo. O total de investimentos em ativos para 2013 chega a R$ 14 milhões”, destacou Bernardo Wolfson.

De acordo com a Melitta, nos próximos quatro anos, com o objetivo de modernizar as fábricas e a infraestrutura em TI, serão investidos R$ 50 milhões. A capacidade instalada em cafés deverá aumentar em 23%, e de produção de filtros, em 30% até 2016. O executivo também ressaltou o investimento em propaganda, ações com consumidores e clientes e pesquisas de mercado nos próximos quatro anos, que deve ser de R$ 300 milhões. “Pretendemos chegar a mais de 1,3 milhão de novos lares em todo o Brasil até 2016”, disse.

O Nordeste está na mira da Melitta, que ampliou a base de distribuidores na região nos últimos dois anos, inclusive com um centro de distribuição em Maceió. O próximo passo será o desenvolvimento de um café da marca adaptado ao paladar nordestino, mas que ainda não tem data para ficar pronto e entrar no mercado, segundo Wolfson.

O presidente destacou, ainda, o lançamento em 2012 do produto Melitta Wake, bebida láctea pronta para beber, em três sabores, que tem como público-alvo os consumidores entre 15 e 30 anos. A bebida está disponível somente na região Sul do Brasil — foi lançado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tendo chegado ao Paraná em janeiro de 2013. “Nosso objetivo é que a comercialização seja expandida para outras regiões, porque a aceitação do produto tem sido excelente. Somos um país jovem, com 25% da população na faixa dos 15 aos 30 anos, e é esse público que pretendemos atingir com o Melitta Wake”, enfatizou Wolfson.

Divulgação Melitta
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