A Mercedes-Benz do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (21), que atingiu o marco histórico de 10 mil caminhões produzidos em sua planta de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com isso, segundo a empresa, a unidade corresponde à expectativa inicial para os seus primeiros anos de operação, cujo volume anual de produção está previsto entre 10 e 12 mil unidades dos caminhões leves Accelo e dos extrapesados Actros.
“A empresa manteve inalterado o programa de produção em Juiz de Fora no ano passado, bem como o seu plano de investimentos, o maior do segmento no País”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina. “Como resultado disso, estamos muito felizes em inaugurar as áreas de Montagem Bruta de Cabinas e de Pintura na nossa planta mineira, obras que foram concluídas dentro do cronograma inicialmente previsto”.
De acordo com Ziegler, a empresa está otimista com a retomada de crescimento do mercado e mantém a expectativa de produção de 10 a 12 mil caminhões por ano em Juiz de Fora. “Nesse sentido, estamos contratando mais 140 funcionários para esta unidade, que serão alocados nas áreas de produção de caminhões”, diz.
Com investimento de R$ 450 milhões, a fábrica de Juiz de Fora foi transformada e preparada para a produção de caminhões Accelo e Actros em 18 meses, entrando em operação em 2012.
Com a planta da cidade mineira e com o aumento de capacidade de produção em São Bernardo do Campo (SP), a empresa diz estar preparada para atender à demanda do mercado. “Esse é um pilar estratégico para que a Mercedes-Benz do Brasil seja uma empresa ainda mais ágil, mais forte e mais competitiva. Além disso, reafirmamos a nossa importância dentro do Grupo Daimler e o forte comprometimento de mais de 60 anos com a América Latina”, destaca Ziegler.
Sinergia com fábrica de São Bernardo do Campo
Em Juiz de Fora, a Mercedes-Benz produz os caminhões leves Accelo, projeto totalmente brasileiro, e também os extrapesados Actros. São 176 mil metros quadrados de área útil numa área total de 2,8 milhões de metros quadrados.
Conforme a montadora, a unidade trabalha em total sinergia com a planta de São Bernardo do Campo, que produz os caminhões Atego, Atron e Axor, além de chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios, eixos. Ambas as plantas estão integradas ao mesmo sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz no mundo.
A fábrica de Juiz de Fora tem, além disso, um parque industrial de fornecedores, no qual estão sediadas quatro empresas provedoras de componentes e submontagens: Iochpe Maxion, Randon, Seeber e Grammer. Segundo a companhia, este conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence.