“Somos o único fabricante de veículos comerciais do País a alcançar essa notável marca. Historicamente, a nossa empresa é a maior indústria de veículos comerciais na América Latina, sendo uma verdadeira fabricante de caminhões e ônibus”, destacou Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-Benz do Brasil e Daimler Latina, durante evento de comemoração à marca de 2 milhões de veículos comerciais produzidos no Brasil, nesta quinta-feira (13), na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP).
O volume de produção, acumulado desde a fundação da empresa no País, em 1956, abrange cerca de 1.370.000 caminhões e 630.000 ônibus. O veículo de número 2.000.000 produzido é o caminhão extrapesado Actros 4844 K 8×4, fabricado na planta da empresa em Juiz de Fora (MG).
Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Caminhões (unidade da Daimler Trucks), veio ao Brasil para participar do evento. “A Mercedes-Benz do Brasil ocupa uma posição muito importante nos nossos negócios de veículos comerciais na América Latina”, diz Buchner. “O Brasil é hoje, de uma forma consistente, um dos principais mercados para caminhões da nossa marca.”
A maior fábrica de veículos Mercedes-Benz fora da Alemanha
De acordo com a Mercedes, a planta da empresa em São Bernardo do Campo é a maior fábrica de veículos comerciais Mercedes-Benz fora da Alemanha e única a produzir, numa mesma planta, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, eixos e câmbios, além das cabinas de caminhões. São fabricados ali as linhas de caminhões Atego, Atron e Axor. Em 2012, a fabricante expandiu a montagem de caminhões Actros e Accelo para a unidade de Juiz de Fora. A companhia conta também com uma terceira unidade, em Campinas (SP), onde mantém a produção de peças remanufaturadas da linha RENOV.
Investimento
Segundo a Mercedes, a empresa responde pelo maior investimento do setor de veículos comerciais no País: R$ 1,5 bilhão, no quadriênio 2010-2013. O montante foi destinado a iniciativas como a nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora, o aumento da capacidade produtiva em São Bernardo do Campo para 80 mil caminhões e ônibus por ano, novas linhas de montagem de motores, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e novos bancos de prova para simulações na engenharia de produto.
“Em total sintonia com a evolução do mercado, já estamos também avançando no sentido de atender plenamente todas as medidas exigidas pelo programa federal Inovar-Auto, que trará maior competitividade ao setor automobilístico brasileiro”, afirma Philipp Schiemer. “Sabemos quais são as metas para os próximos cinco anos, entre elas a maior compra e desenvolvimento locais e a redução de consumo e de impactos ambientais, demandas que sempre fizeram parte de nossas atenções e iniciativas. Como exemplo, nossos veículos contam com mais de 80% de conteúdo local. Além disso, a Mercedes-Benz adquire aqui mesmo no Brasil mais de 90% dos componentes e serviços que utiliza.”