Desde o início do ano, a Mercedes-Benz, uma das maiores fabricantes de ônibus do País, segue em todos os seus projetos o conceito “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”. E dando continuidade à campanha institucional “Mercedes-Benz, o ônibus da galera”, veiculada desde maio para motivar o usuário a se sentir coproprietário dos veículos de transporte coletivo, a empresa está realizando mais uma ação diferenciada: a “Eu uso, eu cuido”.
Segundo a companhia, a iniciativa criada para incentivar o usuário do transporte coletivo a preservar o ônibus, que é seu patrimônio no dia a dia da mobilidade urbana, já é sucesso nas redes sociais. O vídeo de lançamento, que deu início à campanha há cerca de um mês, já teve mais de 1.000.000 de visualizações no Facebook e mais de 220.000 no Youtube. O projeto pode ser acompanhado no perfil da Mercedes-Benz Ônibus no Facebook, que tem mais de 270.000 seguidores.
“Com essa iniciativa, buscamos conscientizar o público sobre a importância do transporte coletivo. Queremos que as pessoas se sintam como um dos coproprietários dos ônibus, e seja contra qualquer tipo de prática que possa atingir o usuário, em especial o incêndio dos ônibus, que só no ano passado teve cerca de 600 ocorrências no País”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da empresa no Brasil. “Essa situação atinge, de forma direta ou indireta, todas as pessoas que utilizam o transporte diariamente”.
Além do vídeo, que traz depoimentos de fotojornalistas que registraram essas ocorrências, a campanha utiliza um anúncio em que aparecem ônibus incendiados. O público é convidado a participar enviando uma foto pessoal para o site www.euusoeucuido.com.br, que substitui as imagens dos ônibus por essas novas fotos. A meta é trocar a totalidade das imagens da peça publicitária, transformando um cenário negativo em uma manifestação positiva.
A fim de ampliar o alcance dessa ação – estimulando empresas, entidades e prefeituras a aderir voluntariamente ao movimento – a Mercedes-Benz disponibiliza as artes gráficas da campanha.