Mercedes-Benz testa 1ª “rede social” para carros


A montadora alemã Mercedes-Benz divulgou o iniciou de um teste de campo na área de comunicações entre veículos (C2X), no qual vai aplicar o conceito de redes sociais com o objetivo de aumentar a segurança viária e a eficiência dos automóveis.



Até o final do ano, 120 veículos vão rodar nas estradas da região do Rhine-Main, na Alemanha. Os carros estão ligados por meio de uma rede aos outros veículos participantes, assim como à infraestrutura de controle do tráfego. Cada unidade irá manter as outras atualizadas sobre a situação do trânsito a cada momento. “Se o final de um engarrafamento na autoestrada A5 estiver escondido atrás de uma colina, os veículos que se aproximarem da área problemática poderão receber um aviso antecipado, permitindo que o motorista decida se deve procurar uma rota alternativa”, exemplifica o comunicado da Mercedes à imprensa.



“Em situações em que os motoristas têm dificuldade em ver o que está acontecendo na estrada à sua frente, como na estrada federal B3, a tecnologia C2X pode ajudar a evitar colisões traseiras e engavetamentos, por exemplo, informando sobre uma freada de emergência a quem vem mais atrás”, afirma o texto.



De acordo com a montadora, os sistemas C2X também podem contribuir para tornar o trânsito mais eficiente e, consequentemente, menos prejudicial ao meio ambiente, ajudando, por exemplo, a controlar os semáforos de acordo com a demanda, otimizando o fluxo dos automóveis, além de sugerir o melhor caminho até o estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis.



Projeto sim



O objetivo da experiência de campo recém iniciada, segundo a Mercedes, é testar a adaptabilidade dos sistemas para uso diário em condições de trânsito reais. Essas experiências fazem parte do projeto de pesquisas denominado “sim” (Safe Intelligent Mobility, ou Mobilidade Inteligente Segura), encabeçado pela também alemã Daimler. "Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro, rumo à condução sem acidentes", afirma o coordenador geral do projeto sim, Christian Weiß, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado da Daimler.



O projeto sim é resultado da colaboração entre fabricantes alemães de automóveis, fornecedores da indústria, empresas de comunicações, institutos de pesquisas e o setor público, e é patrocinado pelos ministérios da Economia e Tecnologia, da Educação e Pesquisa, e do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, assim como pelo estado de Hessen.

Divulgação Mercedes-Benz
Divulgação Mercedes-Benz