A Mercedes-Benz anunciou que foi a marca que teve o maior número de caminhões vendidos no Brasil no último mês de dezembro, alcançando 3.581 unidades (segmento acima de 6 toneladas). Com isso, conquistou novamente a liderança do setor, com 25,6% de participação de mercado, repetindo o desempenho comercial do mês de novembro, quando também foi líder do segmento.
Ao longo de 2013, foram emplacados 36.826 caminhões Mercedes-Benz no País, volume 9% maior em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 33.786 unidades no mercado interno.
“A dobradinha novembro e dezembro na liderança do setor de caminhões nos deixa muito satisfeitos e, principalmente, motivados para seguir na disputa por maior participação num mercado cada vez mais concorrido”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina. “Temos uma completa linha de veículos comerciais econômicos e confortáveis, bem como a maior e mais abrangente oferta de serviços para os transportadores brasileiros, além de capacidade de produção, e profissionais altamente preparados para esse desafio”.
Segundo informações da empresa, ela manteve a posição de maior exportadora de veículos comerciais do País no ano passado e comercializou um volume total de 14.132 unidades (4,9% a mais em relação a 2012), sendo 5.753 caminhões (crescimento de 2,7%) e 8.379 ônibus (aumento de 6,5%). Entre os principais mercados atendidos em 2013 destacam-se os países da América Latina no setor de caminhões; além de Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Egito, Indonésia e África do Sul no de ônibus.
Ônibus e Sprinter
Com um volume total de 13.639 ônibus emplacados no Brasil em 2013, a Mercedes-Benz manteve a liderança nas vendas do setor, alcançando 44,1% de participação no mercado acima de 8 toneladas de PBT (peso bruto total). Isso representa 8% de crescimento nas vendas em relação a 2012. “No segmento de ônibus urbanos, chegamos ao expressivo patamar de 68,1% de participação de mercado em 2013”, informa Schiemer.
A montadora destacou também o crescimento de 67% nas vendas de Sprinter em 2013. Ao longo do ano passado, foram emplacadas 9.707 unidades, elevando a participação de mercado da marca no segmento de utilitários leves em 6 pontos percentuais – um salto de 14,9% em 2012 para 20,9% em 2013.