Merck inaugura centro de distribuição no RJ

A farmacêutica alemã Merck inaugurou, nesta quinta-feira (18), seu novo centro de distribuição de produtos, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O empreendimento, cujo investimento é de R$ 21 milhões, aumenta em 60% a capacidade de armazenagem da empresa e dará o suporte logístico necessário para o aumento da produção e dos investimentos na fábrica do grupo no mesmo local. A partir do segundo semestre, a planta passa a exportar medicamentos para toda a América Latina.

De acordo com o diretor financeiro da Merck no Brasil, Luiz Barreto, o novo centro de distribuição (com 5.762 m² de área) tem importância estratégica para a sustentabilidade dos negócios da empresa no País. “Quando decidimos pela criação do centro, geramos condições para que a fábrica entrasse para o time das plantas mais importantes do grupo Merck no mundo. Ele vai possibilitar a continuidade no aumento dos investimentos e da produção”, afirma.

Em 2012, a Merck alcançou seu recorde na produção de medicamentos sólidos, ao atingir a marca de 1,1 bilhão de comprimidos (em 2011 foram 768 milhões). A empresa finalizou em agosto do ano passado as obras de expansão na área de produção, que foi duplicada de tamanho (para 2000 m²) e ganhou três novas máquinas para a produção de medicamentos. Para 2013, a empresa planeja produzir 1,2 bilhão de comprimidos (10% a mais que em 2012) e 66 milhões de embalagens (11% a mais que no ano passado).

“A partir de agora, estamos no mesmo patamar das plantas europeias e teremos um maior foco da matriz na Alemanha – tanto em relação a investimentos quanto, possivelmente, à possibilidade de transferência de produtos, antes importados, para serem produzidos localmente”, afirma Fernanda Rabello, diretora da área operacional da Merck no Brasil. Ao todo, o grupo alemão possui 18 fábricas em 15 países.

 

© Merck KGaA, Darmstadt Germany
© Merck KGaA, Darmstadt Germany