A micronAir, marca da Freudenberg Filtration Technologies de filtros de ar de cabine de veículos, bateu recorde de produção em 2013, quando registrou crescimento de 1,5% no fornecimento às montadoras e uma alta expressiva de 50% no mercado de reposição. O resultado, segundo o responsável pelo aftermarket da marca no Brasil, Luciano Ponzio, sugere que os motoristas estão mais conscientes a respeito da necessidade de substituição do produto ao colocarem o item na pauta de manutenção, da mesma forma que ocorre com o óleo de motor, filtro de óleo, freios, entre outras peças. “Os filtros de ar de cabine, em boas condições, impedem a entrada de microrganismos nocivos à saúde das pessoas, como fungos e bactérias, no interior dos veículos e, consequentemente, contribuem para evitar doenças respiratórias”, comenta.
Outro ponto deste desempenho comercial, conforme Ponzio, é a contribuição dos distribuidores da micronAir, que alertam as oficinas e lojas de autopeças a respeito da importância da substituição do filtro de ar de cabine no momento da manutenção. “O aumento da oferta do produto por parte dos distribuidores é crescente e contribui para a conscientização dos proprietários de veículos a respeito dos seus benefícios para a saúde”, reitera.
No mercado de reposição, Ponzio ressalta que os consumidores brasileiros estão mais exigentes para a escolha de produtos originais. Diante disso, a micronAir tem o benefício de ser a marca da empresa que fornece filtros de ar de cabine para todas as montadoras. “Como a Freudenberg atende as montadoras, os nossos filtros são a opção lógica para a reposição de peças originais de alta qualidade de filtração e maior durabilidade à medida que podem ser substituídos uma vez ao ano ou a cada 15 mil quilômetros, o dobro da concorrência”, conta.
Ano começa positivo no atendimento às montadoras
No atendimento às montadoras, o crescimento de 1,5% da Freudenberg Filtration Technologies no mercado local acompanhou a produção de veículos, conforme o gerente de mercado, Carlos Matos. Sobre as perspectivas para 2014, ele está otimista ao informar que os resultados do início deste ano estão acima das expectativas. “Projetamos um ano muito positivo pelos lançamentos de carros equipados com os nossos filtros, como, por exemplo, o VW UP, o Nissan March e o novo Renault Logan”, diz o executivo.
Sobre o Grupo Freudenberg
O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 37 mil pessoas em 58 países, com um faturamento anual acima de € 6,32 bilhões.
No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e SurTec; desde julho de 2012, atua também por meio da joint venture TrelleborgVibracoustic.