Opel encerrará produção em fábrica na Alemanha em 2016

A Opel, montadora alemã pertencente à General Motors (GM), anunciou que vai encerrar a produção de veículos em sua fábrica na cidade de Bochum, no oeste da Alemanha, em 2016, ao final do ciclo de produção atual do modelo Zafira.

A companhia já havia anunciado em junho que nenhum modelo sucessor ao atual Zafira seria alocado em Bochum devido ao encolhimento do mercado automobilístico europeu. "Apesar de esforços intensivos, essa situação não pôde ser mudada", acrescentou a montadora em comunicado.

Segundo o texto, a unidade de Bochum vai continuar a oferecer empregos para além de 2016, podendo até mesmo ser expandida, e a Opel está negociando com os representantes dos funcionários a produção de um novo componente no local. O grupo de trabalho estabelecido pela empresa no âmbito da iniciativa Bochum Perspective 2022 tem o objetivo de focar no desenvolvimento local, de assegurar os empregos existentes e de criar novos postos na cidade e na região do Ruhr (onde está situado o município).

"A Alemanha é nosso mercado mais importante, e, com cerca de 20 mil empregados, a espinha dorsal e lar da nossa marca. E isso se manterá assim no futuro", afirmou o vice-presidente executivo da Opel, Thomas Sedran, durante o anúncio oficial do encerramento da produção do Zafira aos funcionários da fábrica de Bochum, nesta segunda-feira (10).

Essa decisão, segundo o comunicado da empresa em seu site, é parte do plano de longo prazo Drive Opel 2022, que tem como objetivo alcançar resultados equilibrados em meados da década. A Opel planeja aumentar sua receita e seu lucro variável significativamente através de uma maior eficiência de custos, da reorientação da estratégia de colocação do mercado, da melhoria da imagem da marca, do fortalecimento da qualidade de seu market share e da entrada em novos mercados e segmentos. De 2012 a 2016, a montadora planeja lançar 23 novos modelos e 13 novos motores.

© GM Company
© GM Company