Plástico da BASF em suporte de motor automotivo

A Daimler está instalando o primeiro suporte plástico do mundo no motor a diesel de seis cilindros utilizado no novo GL Class. A informação é da BASF, cuja poliamida Ultramid A3WG10 CR foi otimizada para elevadas cargas mecânicas e utilizada para moldar a peça, que dá suporte ao motor com a ajuda de sua base. “Em comparação com o suporte de alumínio anterior, a peça de plástico oferece melhores propriedades acústicas, características superiores de isolamento térmico e uma vantagem positiva de peso, ao mesmo tempo em que é capaz de resistir à mesma carga”, afirma a companhia química alemã em comunicado. De acordo com ela, a empresa Joma-Polytec assumiu a responsabilidade pela concepção do molde de injeção e produção do suporte plástico do motor.

Segundo a BASF, para substituir o alumínio nos suportes do motor, o plástico deve cumprir exigentes requisitos mecânicos: enquanto a poliamida da companhia alemã é muito rígida, era também necessário demonstrar que o material exibe tendência suficientemente baixa para se mover no espaço confinado do compartimento do motor quando sujeita a uma carga contínua. Além disso, dependendo das condições de instalação no compartimento do motor, o suporte plástico do motor deve também resistir a momentos de flexão elevada. “As características acústicas boas são o principal benefício do suporte do motor de Ultramid sobre o seu homólogo de alumínio. Graças ao específico comportamento de amortecimento do plástico, o novo suporte de motor contribui para um melhor equilíbrio acústico”, ressalta a BASF.

Uma vantagem adicional, conforme a companhia, é que a condução de calor do plástico é consideravelmente menor do que a do alumínio. “Como consequência, o suporte do motor de Ultramid proporciona uma melhor proteção contra o calor do motor transmitido para os suportes de borracha ligados a ele, aumentando a sua vida útil. No contexto da discussão sobre CO2, uma redução de peso de mais de 30% para a peça de plástico em relação à versão de alumínio é um ganho complementar”, conclui a BASF.

 

Divulgação Daimler AG
Divulgação Daimler AG