A espuma de melamina Basotect TG da BASF está sendo utilizada no revestimento acústico do motor EA888 da Volkswagen para os carros Jetta, Golf, Passat, Tiguan e modelos Beetles produzidos na América do Norte. A Volkswagen escolheu as peças acústicas a base de Basotect fornecidas pelo convertedor de espuma Rogers Foam de Somerville, que são montadas pelo fornecedor Tier 1 de tampas de motor, Exo-S, da Sherbrooke, no Canadá.
De acordo com Holli Woodard, Especialista em Desenvolvimento de Mercado Basotect da BASF na América do Norte, a tampa de motor desenvolvida pela Exo-s e Rogers Foam usando a espuma Basotect TG permitiu à Volkswagen atender aos padrões de eficiência energética de emissões de gases da América do Norte. “Cada vez mais, motores menores, de maior desempenho e de injeção direta, estão sendo usados na fabricação de automóveis. Estes motores criam níveis mais elevados de calor e ruído que afetam o conforto de condução. Os fabricantes de automóveis e fornecedores estão cada vez mais à procura de novos materiais para resolver este desafio e, com o Basotect TG, isso agora é possível”, afirma.
Essa é a única espuma de melamina fabricada especificamente para a moldagem, resultando em uma estrutura dimensional acusticamente eficiente para elementos personalizados para espaços apertados.
O uso do produto na tampa do motor ajuda os fabricantes de automóveis a lidarem com múltiplos desafios. A espuma oferece uma maior absorção de ruído, segurança ao fogo e redução de peso em um ambiente de altas temperaturas do compartimento do motor.
Devido a sua fina estrutura de células abertas, possui excelente desempenho de absorção sonora em médias e altas frequências. A utilização de um tecido de revestimento sobre a espuma da BASF ajuda a aumentar o isolamento de ruído em toda a gama de frequências. Este isolamento acústico garante que os motoristas e passageiros da Volkswagen tenham uma experiência de condução superior.
Além disso, a espuma Basotect faz com que a tampa do motor retarde as chamas, impedindo a rápida propagação comum nas espumas convencionais, possuindo comportamento auto-extinguível. Estas propriedades de resistência ao fogo permitem que o produto atenda à classificação V-0 da norma UL 94. A espuma da BASF pode resistir a temperaturas de até 240 ° C, mantendo as suas propriedades de NVH (ruído, vibração e aspereza).
Com uma densidade de apenas 9 Kg/m3, a espuma também é muito mais leve do que os materiais de isolamento convencionais utilizados em aplicações no compartimento do motor, o que é altamente desejável, uma vez que reduz o consumo de combustível e emissões de CO2.
A tampa do motor EA888 é fabricada atualmente nas instalações da VW em Chattanooga, TN e Puebla, no México, com planos futuros para expandir sua linha de cobertura. O motor de quatro cilindros da Volkswagen definiu a referência para motores turbos de pequenos deslocamentos. Projetado para ser mais leve e eficiente em termos de consumo de combustível, o novo EA888 Gen 3 é turbo e possui injeção direta de gasolina, com quatro cilindros e torque adicional em baixa velocidade, o que também melhora o desempenho do carro.